A União Europeia realiza na próxima Terça-feira, 13, em Bissau, uma reunião de diálogo com o Governo guineense para analisar os programas de cooperação, num encontro onde vão estar presentes 11 Estados-membros.

Segundo a directora-executiva da UE para África, Rita Laranjinha, além dos embaixadores de países da União Europeia residentes em Bissau, outros representantes virão de Portugal.

Rita Laranjinha disse que a reunião “é um sinal do interesse da UE em aprofundar as relações” com a Guiné-Bissau.

“É uma reunião que não se realiza há bastantes anos, que marca, assinala, um momento importante da parceria entre a União Europeia e a Guiné-Bissau, visto que permitirá passar em revista o relacionamento entre a União Europeia e a Guiné-Bissau”, destacou.

A responsável europeia considerou as relações com a Guiné-Bissau “muito antigas, estruturadas”, e afirmou que o país africano lusófono tem a União Europeia “como parceiro fiável e de confiança”.

A directora-executiva da UE para África, diz a Lusa, fez o anúncio à saída de uma audiência de trabalho com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, com quem passou em revista, de forma antecipada, os temas que serão abordados no encontro de Terça-feira.