
Digitalização acelerada, sofisticação dos ataques e exigência de experiências sem fricções. Estas são algumas premissas de um contexto bancário cada vez mais exigente. Aqui, a Veridas tem vindo a marcar a diferença, oferecendo uma abordagem 360º à identidade, suportada por tecnologias de ponta como a biometria e a inteligência artificial.
Este percurso de segurança, ou Security Journey, começa na aquisição do cliente: graças às soluções biométricas da Veridas, os bancos conseguiram aumentar a captação digital de 7% (em 2017) para mais de 65% (em 2024), sem comprometer a segurança. O processo é realizado em apps, websites, call centers e até canais físicos, de forma automatizada e fluída.
Na fase de autenticação, a biometria por voz e rosto substitui as tradicionais passwords e OTPs, garantindo segurança contínua com o mínimo de esforço por parte do utilizador. Instituições como a Mutua Madrileña e a ONCE já reportaram melhorias de mais de 20 pontos no NPS, 80% de adesão dos clientes e reduções de 95% no tempo médio de operação.
A prevenção de fraude é outro pilar essencial. A Veridas emprega mecanismos capazes de detetar tentativas de suplantação (ex. deepfakes), bem como mecanismos de autenticação adaptativa, verificação de contexto e deteção de anomalias em tempo real.
Tudo isto é potenciado por uma cobertura omnicanal real: as soluções da Veridas operam de forma consistente em sucursais, plataformas digitais, contact centers e até em canais de mensagem como o WhatsApp. O resultado é uma identidade unificada em todos os pontos de contacto, com impacto direto na confiança e na eficiência das operações bancárias.