A Vista Alegre obteve nos primeiros nove meses deste ano um lucro de 3,7 milhões de euros, menos 27% do que no mesmo período do ano passado, revelou a empresa em comunicado divulgado esta segunda-feira.

A empresa portuguesa até viu as suas receitas aumentar 1,7% em termos homólogos, para 97 milhões de euros, tendo também reforçado em 1,7% o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), para 19,9 milhões de euros.

No entanto, o resultado operacional acabou por encolher 3,6%, para 9,8 milhões de euros, devido a um aumento das amortizações, associadas aos recentes investimentos do grupo Vista Alegre. Adicionalmente, a subida dos encargos com juros pressionou o resultado financeiro e contribuiu para a redução do resultado líquido.

A empresa nota que a sua dívida líquida consolidada apresentou “um ligeiro aumento fruto de um primeiro semestre mais exigente em termos de necessidade de fundo de maneio”, o que também fez aumentar o rácio da dívida líquida sobre o EBITDA.

No comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Vista Alegre indica ainda ter registado no terceiro trimestre um investimento de 12,3 milhões de euros, maioritariamente canalizado para a descarbonização do seu negócio.

Nas vendas, o mercado externo representa agora 71,8% do volume de negócios do grupo, com destaque para Alemanha, França, Espanha, Itália, Estados Unidos da América e Brasil.