Diz-se inquieto por natureza e com uma vontade incomum de sair da sua zona de conforto. Ainda assim, está há 23 anos na mesma empresa, a Sonae, onde cresceu até ao cargo que agora ocupa, o de administrador e membro da comissão executiva.
Para João Günther Amaral, o convidado deste episódio do podcast 'O CEO é o limite', a explicação é simples: “De dois em dois anos, ou de três em três, tenho tido, quer porque os procuro, quer porque me procuram, desafios diferentes”. E isso, garante, é fundamental para um espírito inquieto como o seu.
Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto, João Günther Amaral soma no currículo um invejável leque de formações, seja pela Porto Business School, pela London Business School ou pela Universidade de Stanford.
Chegou à Sonae em 2001, depois de uma passagem pela Agência da Inovação e pela Leica.
No grupo liderado pela família Azevedo, trilhou um percurso de ascensão na carreira que o levou à posição de administrador e membro da comissão executiva. Funções que acumula com a presença nos conselhos de administração de várias sociedades do grupo e com uma missão especial: a de líder do conselho coordenador do PRO_MOV, o programa português de requalificação para os empregos do futuro, que reúne Estado e empresas no objetivo comum da requalificação. Uma missão que, garante, nunca foi tão importante como agora, numa era em que “os empregos já nascem e morrem à velocidade da luz”.
Na carreira que construiu sente, assumidamente, falta de uma coisa: “nunca ter tido uma experiência internacional”. E reconhece também que a permanência prolongada na mesma empresa, ainda que em funções distintas, retira ao profissional “a necessidade de se provar, que existe quando se muda de organização e ninguém nos conhece". Adepto do fracasso enquanto alavanca de crescimento, sublinha que no erro e na falha se aprende muito: “aprende-se a ser solidário com as equipas, a proteger as pessoas”.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: