Diz-se inquieto por natureza e com uma vontade incomum de sair da sua zona de conforto. Ainda assim, está há 23 anos na mesma empresa, a Sonae, onde cresceu até ao cargo que agora ocupa, o de administrador e membro da comissão executiva.

Para João Günther Amaral, o convidado deste episódio do podcast 'O CEO é o limite', a explicação é simples: “De dois em dois anos, ou de três em três, tenho tido, quer porque os procuro, quer porque me procuram, desafios diferentes”. E isso, garante, é fundamental para um espírito inquieto como o seu.

Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto, João Günther Amaral soma no currículo um invejável leque de formações, seja pela Porto Business School, pela London Business School ou pela Universidade de Stanford.

Chegou à Sonae em 2001, depois de uma passagem pela Agência da Inovação e pela Leica.

João Günther Amaral, administrador da Sonae, em entrevista ao podcast
João Günther Amaral, administrador da Sonae, em entrevista ao podcast Nuno Fox

No grupo liderado pela família Azevedo, trilhou um percurso de ascensão na carreira que o levou à posição de administrador e membro da comissão executiva. Funções que acumula com a presença nos conselhos de administração de várias sociedades do grupo e com uma missão especial: a de líder do conselho coordenador do PRO_MOV, o programa português de requalificação para os empregos do futuro, que reúne Estado e empresas no objetivo comum da requalificação. Uma missão que, garante, nunca foi tão importante como agora, numa era em que “os empregos já nascem e morrem à velocidade da luz”.

Na carreira que construiu sente, assumidamente, falta de uma coisa: “nunca ter tido uma experiência internacional”. E reconhece também que a permanência prolongada na mesma empresa, ainda que em funções distintas, retira ao profissional “a necessidade de se provar, que existe quando se muda de organização e ninguém nos conhece". Adepto do fracasso enquanto alavanca de crescimento, sublinha que no erro e na falha se aprende muito: “aprende-se a ser solidário com as equipas, a proteger as pessoas”.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite
Cátia Mateus podcast O CEO é o limite Expresso

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: