
Foi em Marco de Canavezes, terra nortenha que viu nasceu o empresário Belmiro de Azevedo, que foi fundado o Grupo JAP, há quase 120 anos. Dedicado ao setor automóvel, este negócio centenário tem atualmente uma cobertura nacional na área automóvel, representando 16 marcas, entre elas a BMW, a Audi, a Volkswagen, a Porsche, a Renault, a Nissan e a Hyundai. O Grupo JAP é ainda dono da Matrizauto, rede de oito megastores de veículos usados semi-novos e do master franshise da Sixt Rent-a-Car, no território nacional. Liderado por Carlos Pinto, iniciou a sua internacionalização com a criação da Automatriz em Angola, em 2010. Além desta localização em África, o grupo está hoje presente em Moçambique, Uganda, Tanzânia e Quénia. É constituído atualmente por mais de 50 empresas, com mais de três mil colaboradores distribuídos por um total de 100 instalações.
“Este projeto representa a superação de mais um desafio, numa missão iniciada em 2008 e que só terminará quando conseguirmos chegar, fisicamente, a todos os ‘cantos’ do nosso país — de norte a sul, do litoral ao interior”, disse Ricardo Figueiras, diretor de marketing da Matrizauto.
Em 2020, o Grupo comprou o Entreposto, que representava 14 marcas, e em 2023 junta-lhe a Carby, que representa 16 marcas, iniciando-se uma nova era nos negócios automóveis. A Matrizauto, que foi fundada em 2008, em Braga, é uma rede de lojas – megastores, como a marca lhe chama, especializada em veículos semi-novos e usados certificados, e disponibiliza um stock de cerca de duas mil viaturas, à disposição dos clientes, quer na loja online, quer nas lojas físicas.
À conquista do Entreposto, em Lisboa
A marca, conhecida com o slogan “O Shopping dos Carros”, acaba de anunciar que inaugurou a sua oitava megastore, desta vez em Lisboa, no icónico espaço do antigo edifício do Entreposto Comercial, na Praça José Queirós, nos Olivais. O edifício, designado agora de Innovation & Design Building,conta com uma área de 2 mil metros quadros de exposição, onde é possível ter cerca de 100 viaturas expostas para venda.
Ricardo Figueiras, diretor de marketing da Matrizauto, disse em comunicado que “A abertura desta megastore, na zona oriental de Lisboa, vai-nos permitir conquistar uma posição importante no mercado da capital e também alargar o nosso alcance até outras geografias de toda a área metropolitana, reforçando, assim, as nossas posições de Loures e Sintra e, sobretudo, o compromisso de proximidade e confiança com os nossos clientes”.
A marca, que foi eleita Escolha do Consumidor, está ainda presente fisicamente em Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Loures e Sintra. Mas a ambição é continuar a alargar a todo o território nacional. “Este projeto representa a superação de mais um desafio, numa missão iniciada em 2008 e que só terminará quando conseguirmos chegar, fisicamente, a todos os ‘cantos’ do nosso país — de norte a sul, do litoral ao interior”, concluiu o mesmo responsável.