
O director do Fundo Monetário Internacional (FMI) para África, Abebe Salassie, manifestou nesta Terça-feira, 13, em Luanda, a disponibilidade do fundo para um novo apoio financeiro a Angola.
À saída de uma audiência com o Presidente angolano, João Lourenço, onde foram abordadas a situação económica de Angola e a nível global, Abebe Salassie enalteceu as reformas e medidas económicas “bastante prudentes” que têm sido implementadas no país.
Segundo o responsável, a possibilidade de um novo financiamento a Angola não foi discutida neste encontro, mas, afirmou, a instituição financeira internacional está pronta a qualquer apoio que o governo angolano venha solicitar.
“Se houver dificuldades em termos económicos, mesmo com as políticas já empreendidas, e o governo angolano quiser contactar o FMI, nós estaremos ao dispor. Neste momento não foi discutido nenhum assunto sobre financiamento, mas como sempre o FMI estará pronto para apoiar quando assim for”, disse Abebe Salassie em declarações aos jornalistas.
Entretanto, Salassie afirmou que a situação económica global e de Angola dominaram as conversas no Palácio Presidencial, no contexto de uma missão da instituição que se encontra no país desde a semana passada, referindo que o FMI também partilhou as suas perspectivas sobre as reformas desenvolvidas no país.
De acordo a Lusa, Abebe felicitou o João Lourenço pelos resultados obtidos, e adiantou ainda que falaram “também sobre a perspectiva do FMI em relação às reformas económicas que estão a ser empreendidas em Angola”.