Tudo começou em 1987, quando, em Mozelos, Santa Maria da Feira, Luís Manuel Ribeiro concretizou o sonho de criar uma empresa que fundisse qualidade com inovação, assente nas raízes familiares, e salvaguardasse os valores da tradição, mas com o olhar no futuro. Nascia assim a J.C. Ribeiro, que se tem afirmado como um caso de sucesso da indústria corticeira portuguesa, principalmente a nível da exportação, ao combinar a arte centenária de trabalhar a cortiça com soluções sofisticadas para o mercado premium das bebidas destiladas.

Criando verdadeiras peças de valor acrescentado, a J.C. Ribeiro aposta na cortiça como diferencial estratégico, assentando a produção nas variantes natural ou microgranulada, enriquecidas com cápsulas personalizadas em materiais como madeira, vidro, porcelana, metal, cerâmica ou plástico. Atentos à riqueza dos pormenores, o acabamento inclui marcação a laser ou tinta, geralmente com o nome da destilaria ou marca. Essas opções valorizam um dos materiais mais sustentáveis do mundo, conferindo identidade, sofisticação e responsabilidade ambiental ao produto final.

Internacionalização e excelência

A inauguração da primeira unidade industrial da empresa, em 1993, representou um marco importante na capacidade produtiva e otimização de processos, e, nesse mesmo ano, surgiram as primeiras parcerias no Reino Unido. A presença por terras de Sua Majestade cresceu de tal forma que, em 2009, a J.C. Ribeiro passa a operar diretamente no mercado britânico, fortalecendo as relações com os clientes locais e garantindo mais rapidez e eficiência. Mais tarde, em 2017, através da criação da J.C. Ribeiro USA, LLC, chega ao território norte-americano, e, no ano seguinte, Luís Manuel Ribeiro, fundador da empresa, é distinguido com o Keepers of the Quaich, refletindo a sua inestimável contribuição para a indústria do Scotch Whisky.

Esse reconhecimento, a par do crescimento da empresa, elevou a responsabilidade em assegurar uma oferta sustentada na excelência, “através de um compromisso firme com a qualidade, a ética e a sustentabilidade”, sublinha José Carlos Ribeiro, CEO da J.C. Ribeiro. Também por isso, “o nosso crescimento sustentado baseia-se no equilíbrio entre tradição e inovação, respeitando o passado enquanto investimos continuamente no futuro — com processos mais eficientes, tecnologia de vanguarda e uma equipa alinhada com a paixão por fazer sempre melhor”, afirma.

Tal visão permitiu à J.C. Ribeiro construir a segunda unidade industrial em 2020, reforçando da capacidade produtiva, potenciando eficiência e inovação, e a resposta às crescentes exigências dos clientes internacionais. E como a sustentabilidade é outro dos compromissos da empresa, nesse mesmo ano, adquire 50% da sueca Elfverson, uma joint venture dedicada à produção de cápsulas de madeira, ampliando a produção e diversificando a oferta com soluções ainda mais sustentáveis.

Património multigeracional

Paralelamente, a J.C. Ribeiro reforça a sua missão com o envolvimento da terceira geração da família, que acompanha de perto a atividade da empresa e partilha os valores fundadores, contribuindo com uma visão renova- da e preparada para os desafios do futuro. Francisco Ribeiro Ferreira, neto do fundador, sublinha mesmo a ligação emocional que marca o percurso da empresa, referindo a J.C. Ribeiro como parte da sua história de vida, salientando ser “emocionante ver como a paixão do nosso avô deu origem a uma empresa com alma, onde cada detalhe conta e cada pessoa faz a diferença”. Por sua vez, João Ribeiro, também membro da terceira geração confessa-se “orgulhoso” da história da J.C. Ribeiro, destacando a sua responsabilidade e o compromisso com o futuro. “Crescemos a ouvir histórias do nosso avô sobre como tudo começou. Hoje, sentimos a responsabilidade e o orgulho de continuar este legado, com os olhos postos no futuro e o coração enraizado na nossa história”, afirma.

Inovar com os olhos no futuro

Esse futuro parece risonho, tendo em conta que a J.C Ribeiro apresenta uma taxa de crescimento média anual do volume de negócios a dois dígitos na última década (ver infografia), tendo já atingido os 51 milhões de euros anuais, a J.C. Ribeiro concentra 90% da sua produção na exportação para os exigentes mercados dos EUA e Reino Unido, tendo consolidado a presença global. Muito associado a isso está a aposta na inovação e no investimento em modelação 3D, imagens a 360.º e desenvolvimento de amostras físicas para criar soluções exclusivas.

Para José Carlos Ribeiro, “inovar faz parte do nosso ADN”, estratégia essa que permite “antecipar necessidades e criar soluções distintas”.

Fruto dessa tendência, as próximas apostas da J.C. Ribeiro passam pela automatização inteligente das linhas de produção, novos materiais sustentáveis para cápsulas e sistemas de personalização mais rápidos, atrativos e eficazes. “Estas iniciativas reforçam a nossa capacidade de resposta e contribuem para um serviço mais ágil e adaptado às exigências dos clientes internacionais. Com estas evoluções, queremos continuar a ser uma referência internacional no setor das rolhas capsuladas premium”, ambiciona o CEO da empresa.

Este artigo foi produzido em parceria com J.C. Ribeiro.