O Citigroup subiu o salário da sua CEO, Jane Fraser, em 33%, em 2024, tendo este se fixado em 34,5 milhões de dólares, o que equivale a cerca de 33,02 milhões de euros. Este valor vem na forma de um salário base de 1,44 milhões de euros, ao qual se junta um prémio de 4,74 milhões de euros e o restante em incentivos indeferidos, segundo noticia a Agência Reuters.

O banco justifica que houve um aumento de 3% nas receitas da empresa no compêndio do ano e também uma subida de 37% no lucro. Paralelamente, outros CEO de instituições financeiras semelhantes tiveram salários idênticos. Ao mesmo tempo, o Citigroup congratulou Fraser pela sua otimização da estrutura do banco e redução das camadas de gestão.

Em termos regulatórios, foi destacado que o banco encerrou uma ordem de consentimento de 2013 relacionada com lavagem de dinheiro. No entanto, foi também sublinhado que ainda há muito trabalho a fazer. Recorde-se que, em 2020, o Office of the Comptroller of the Currency e a Federal Reserve aplicaram uma multa de 400 milhões de dólares ao Citi por falhas de segurança e de dados. Em julho passado, o banco recebeu outra multa, de 136 milhões de dólares, por progresso insuficiente na gestão destes problemas.

O Citigroup apresentou resultados líquidos de 12,4 mil milhões de euros em 2024. Já as receitas ascenderam a 79,2 mil milhões e as despesas tiveram uma redução de 4%, em linha com a estratégia de otimização do banco já mencionada.