O CaixaBank está a formar mais de 30 mil funcionários no atendimento preferencial a clientes idosos, em Espanha, com o objetivo de reforçar o seu compromisso com a terceira idade e consolidar o seu conhecimento sobre as necessidades deste segmento da população.

O plano de formação estende-se a toda a rede comercial. Além disso, todo o comité de direção da entidade e alguns departamentos de serviços corporativos, incluindo as áreas de Assessoria Jurídica, Risco Corporativo, Compliance, Auditoria Interna e Seguros, também foram incluídos no programa, de forma a servir os cerca de quatro milhões de clientes com mais de 65 anos no país.

A formação, denominada “Generación +”, está dividida em três módulos. Os dois primeiros são de carácter genérico e analisam tanto a realidade demográfica da população como os principais desafios em matéria de cuidados, destacando aspetos relacionados com os direitos das pessoas, as perspetivas éticas e o tratamento adequado dos idosos. Os conteúdos são apoiados por especialistas em gerontologia.

O terceiro módulo oferece uma formação específica sobre a atenção prioritária e personalizada ao cliente sénior. Esta parte inclui conteúdos centrados no aprofundamento do contexto atual, na exploração do ecossistema interno dos produtos financeiros, na compreensão da evolução do compromisso da entidade com os idosos e na revisão dos protocolos de atendimento.

Por outro lado, para facilitar a comunicação com o serviço de apoio ao cliente, foi criado um número de telefone exclusivo (+34 900 365 065) para os seniores, atendido por agentes que também recebem formação específica. Da mesma forma, o banco informa que organiza sessões de formação sobre digitalização e realiza ações de sensibilização para os seniores em toda a rede de agências.