O Bankinter Portugal estruturou a sua primeira emissão de papel comercial ESG (sigla para ambiental, social e governação), em conjunto com a TMG Automotive, uma empresa produtora de revestimentos para automóveis sediada em Vila Nova de Famalicão.

No âmbito da operação contratada, a TMG Automotive compromete-se a cumprir dois indicadores-chave de desempenho durante o Programa de Papel Comercial, devendo reduzir em 25% as emissões de gases com efeito de estufa ao longo dos próximos dois anos e alcançar pelo menos 15% da receita líquida total até 2027 em vendas de produtos com mais de 25% de carbono renovável.

Estes indicadores-chave estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 12 e 13 da Organização das Nações Unidas (ONU) referentes à “Energia Limpa e Acessível”, “Consumo e Produção Responsáveis” e “Ação Climática”, respetivamente, assim como o cumprimento do primeiro objetivo ambiental “Mitigação das Alterações Climáticas”, abrangidos pelo regulamento da União Europeia relativo ao estabelecimento de um regime para a promoção do investimento sustentável.

Por sua vez, a operação de financiamento ESG enquadra-se também no Plano de Sustentabilidade ADN do Bankinter, nomeadamente no pilar estratégico de Negócio Sustentável, através da integração das questões de sustentabilidade em todos os aspetos do negócio, desde a oferta de novos produtos ao desenvolvimento de veículos de investimento sustentáveis para gerar um impacto positivo na sociedade e no ambiente.

Para Alberto Ramos, country manager do Bankinter Portugal, “esta emissão de papel comercial sustentável é mais um passo na história de crescimento e criação de valor pelo banco que, ao longo dos seus quase nove anos em Portugal, tem fortalecido a sua presença e compromissos sustentáveis no país”. O contrato entre o Bankinter Portugal e a TMG Automotive, acrescenta, “consolida o posicionamento da nossa instituição como um parceiro estratégico na transição sustentável das empresas, que são o motor da economia e impulsionam um efeito multiplicador na adoção de boas práticas ambientais em toda a cadeia de valor”.

Para Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, “a contratação de financiamentos vinculados a objetivos de sustentabilidade é uma forma importante de confirmarmos a nossa convicção de que uma postura responsável beneficia tanto o nosso mundo quanto a nossa empresa. Alcançar as metas de sustentabilidade a que nos propomos depende da inovação, um compromisso que há muito faz parte do nosso ethos. Ora, é com esta simbiose entre a sustentabilidade e a inovação que damos mais passos na nossa responsabilidade de equilibrarmos o lucro com o propósito, valorizando, assim, as nossas Pessoas, os nossos parceiros de negócio e o meio que nos rodeia”.

O banco reforça que está comprometido com a sustentabilidade e em contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa das empresas. “O Bankinter encara as alterações climáticas como um desafio global e está comprometido com a disponibilização de soluções que possam mitigar os seus efeitos de forma responsável e eficiente”, refere Alberto Ramos.