Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia, reuniu-se com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e J.D. Vance, vice-presidente, num momento de enorme tensão e discussão. Depois de uma reunião em que Trump acusou Zelensky de «estar a brincar com a Terceira Guerra Mundial» e ter ameaçado deixar o apoio à Ucrânia caso não houvesse acordo, o chefe de Estado ucraniano deixou a Casa Branca e não estará na conferência de imprensa conjunta que estava agendada.

«Aprendemos muita coisa que não conseguiríamos compreender sem uma conversa sob tanta pressão. É fantástico aquilo que sai cá para fora com a emoção e determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz com um envolvimento americano, porque ele sente que o nosso envolvimento lhe dá muitas vantagens. Não quero vantagens. Quero paz. Desrespeitou os Estados Unidos da América na Sala Oval que lhes é tão querida. Pode voltar quando estiver pronto para a paz», disse Donald Trump após a reunião.

Zelensky não terá assinado o acordo proposto pelos Estados Unidos, relacionado com a cedência de minerais raros, e saiu antes do almoço que estava marcado para depois da reunião. Oksana Markarova, embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, não escondeu a insatisfação durante a reunião.

Pelas 23 horas, Zelensky dará uma reunião à cadeia televisiva americana Fox News.