A Yamaha está a desenvolver um motor V4 para o MotoGP, e a estreia em competição ainda não está para breve – pelo menos com os quatro pilotos regulares, segundo o diretor de equipa, Paolo Pavesio.

O italiano salientou, citado pelo SPEEDWEEK.com, que este é um projeto paralelo: ‘É particularmente importante para mim que toda a discussão sobre a Yamaha não se foque só no V4. O projeto existe, mas é um desenvolvimento paralelo aos grandes esforços que fazemos todos os dias para levar em frente o projeto de corridas atual’.

Quanto à introdução do V4 nas corridas, Pavesio explicou: ‘Para nós, tem a ver com competir nas corridas ano após ano e sair-nos tão bem quanto possível. O que posso dizer é que certamente não iremos competir na equipa regular com um V4 em 2025. Não obstante, a forma de pensar é, «Quanto mais cedo, melhor»’.

Fica em aberto que o motor V4 da Yamaha se estreie em competição com wildcards. A possibilidade existe do ponto de vista regulamentar, sendo que o construtor de Iwata pode usar até seis wildcards durante a época.