A noite das decisões na Conference League! O Vitória SC recebe a Fiorentina, numa partida que valerá, muito provavelmente, o segundo lugar da fase de liga da competição.

O jogo é inédito, mas é mais uma mítica deslocação europeia a Guimarães. Conquistadores e viola nunca se encontraram e o favoritismo recai sobre os italianos, apesar de o Vitória ter mais um ponto ao quinto jogo. Na sexta e última jornada da Conference League, ambas as equipas têm a ambição de vencer para conquistar o apuramento direto para os oitavos de final.

Em cima da mesa está mais um fator de interesse: o primeiro e o segundo classificados da fase de liga só se podem encontrar na final. Este aspeto pode motivar as equipas - quase apuradas - a procurarem um resultado melhor para evitar o todo-poderoso Chelsea numa fase precoce da competição.

Mesmo com estes condimentos, é provável que haja mexidas dos dois lados da barricada. O Vitória SC terá obrigatoriamente de mexer em relação ao jogo de segunda feira, no Estádio dos Arcos. Nélson Oliveira lesionou-se e só regressa em 2025, tal como o outro avançado Chuchu Ramírez, sendo que Gustavo Silva deverá ser a referência móvel no ataque.

Mais atrás, Rui Borges também deve mudar o figurino da equipa, como já tem sido apanágio na Europa. Mikel Villanueva pode regressar ao onze, tal como Miguel Maga pode ser opção à esquerda. No miolo, Tiago Silva pode descansar, fazendo regressar Tomás Handel, que falhou o último jogo por doença.

Do lado da Fiorentina, será difícil descortinar o pensamento de Raffaele Palladino. O técnico tem rodado a equipa entre Serie A e Conference League, já tendo utilizado até três guarda redes nas competições europeias. Richardson, Kouamé e Mandragora exibiram-se a grande altura diante do LASK Linz, podendo voltar a merecerem uma titularidade.

Onze jogos: dez vitórias e um empate: conseguirá o Vitória manter a invencibilidade europeia?