O Prémio Revelação Bola na Rede referente ao mês de novembro de 2024 foi entregue a Vasco Matos. O treinador do Santa Clara, foi o escolhido para receber o galardão que premeia o bom arranque da turma dos Açores, um dos destaques da primeira metade de 2024/25.
Quem é Vasco Matos?
Alfacinha de gema, Vasco Matos nasceu a 10 de outubro de 1980 e surgiu no mundo do futebol pelas mãos do Sporting, onde realizou a sua formação enquanto jogador. Como tantos outros criados no emblema de Alcochete, passou por um empréstimo pelo Lourinhanense e ainda marcou presença na equipa B, antes de voltar a ser cedido, desta vez ao Campomaiorense.
O extremo, dotado de fazer a ala direita completa em caso de necessidade, passou em seguida por alguns clubes nacionais, já desvinculado do Sporting. Vitória FC, Felgueiras, Olhanense e Beira-Mar foram as suas casas, antes de realizar a sua primeira e única aventura no estrangeiro. Vasco Matos seguiu o seu sonho e rumou ao Rapid Bucareste, clube que apostou forte na contratação de jogadores portugueses.
A aventura durou pouco e o luso voltou a Portugal no verão de 2008, para vestir a camisola do Portimonense, regressando ao Algarve, depois de dois anos na Olhanense. Dois anos depois, assinou pelo Desportivo das Aves, onde se manteve por quatro épocas (equipa onde esteve mais tempo, descontando o Sporting), viajando em 2014 para o interior, para o calor de Castelo Branco, onde jogou pelo Benfica local. A sua carreira como futebolista acabou na Grande Lisboa, com o Vilafranquense a ser a sua última paragem. No entanto, o seu futuro estaria intimamente ligado com Vila Franca de Xira.
Vasco Matos tinha-se cruzado no seu último emblema com Filipe Coelho, que partiu para o Leixões e levou o agora ex-extremo/ala para a sua equipa técnica, enquanto treinador adjunto. Por Matosinhos, a aventura foi curta, com a dupla a regressar ao Vilafranquense meio ano depois. Após cerca de um ano, Filipe Coelho deixou em definitivo o Campo do Cevadeiro e Vasco Matos teve a sua oportunidade e não a desperdiçou. Foram 26 vitórias 46 desafios pela equipa que estava no Campeonato de Portugal.
Em seguida, partiu pela ‘A1 abaixo’, mas não conduziu muitos quilómetros, nem sequer trocou de município. O Alverca era o seu destino. O seu trabalho durou apenas meio ano, mas deixou marca, já que eliminou o Sporting da Taça de Portugal.
Vasco Matos deu ‘um passo atrás’, deixando de ser treinador principal para voltar a uma equipa técnica. Em boa hora o fez, bebendo da experiência de Filipe Martins durante três temporadas no Casa Pia, num projeto claramente em ascensão, que culminou com a promoção à Primeira Liga, onde Vasco Matos se estreou (embora como adjunto) em 2022/23.
Depois de tanto tempo na Grande Lisboa, o técnico foi em busca de um novo desafio e o mesmo estava no meio do Atlântico. O Santa Clara tinha sido despromovido à Segunda Liga e queria regressar ao topo do futebol nacional o mais depressa possível. Vasco Matos foi o eleito, num campeonato que se adivinha sempre como equilibrado e onde as turmas que sobem nem sempre contam com facilidade para subir. Não foi o caso.
Os açorianos venceram a Segunda Liga 2024/25, com 73 pontos, resultando no primeiro troféu para o museu pessoal do treinador. 2024/25 adivinhava-se uma época complicada, mas o Santa Clara está a ser uma das agradáveis surpresas, muito por culpa de Vasco Matos. A equipa está no quarto lugar da Primeira Liga e nos oitavos de final da Taça de Portugal, caindo nos quartos de final da Taça da Liga. O emblema está a ser cada vez mais seguido pelos adeptos e por quem gosta de bom futebol, exibindo capacidade para se intrometer numa luta que não parecia a dele no último verão: o acesso às competições europeias. Um trabalho de autor.
Novembro em números
- Jogos: 5
- Vitórias: 4
- Empates: 0
- Derrotas: 1
Qual o estilo de jogo de Vasco Matos?
Como o próprio diz, não há segredo, mas sim muito trabalho e uma forte dedicação para que o Santa Clara termine o dia com um bom resultado, independentemente do adversário. Dentro de campo, é de fácil verificação que existe uma grande entreajuda na equipa, tanto na hora de defender, como na de atacar. A grande base está na capacidade defensiva, com apenas 16 golos sofridos em 17 jogos em todas as competições, um dos melhores registos ao nível nacional.
De igual para igual, os açorianos não têm problemas em atuar com uma defesa subida e condensando os espaços, de maneira a permitir que o adversário não tenha grande margem de manobra. Com a turma a atuar maioritariamente em 3-4-3 é inegociável a esforço conjunto. Os alas não servem somente para defender, apresentando-se várias vezes durante os 90 minutos no momento ofensivo.
No momento com bola, o Santa Clara gosta de começar a jogar atrás, por intermédio dos seus centrais, de maneira a que consiga colocar a bola para os alas, que procurarão em seguida um elemento nas zonas interiores, de maneira a efetuarem passes progressivos. O objetivo não passa por vencer o jogo na posse de bola, mas sim fazer um trabalho positivo com ela nos pés. Há uma grande influência dos jogadores ‘exteriores’ na construção da jogada, mesmo que se tenha que chegar à área adversária a partir de cruzamentos, com o objetivo de ser eficiente e eficaz.
Vasco Matos poderia refugiar-se na ideia de treinar um clube candidato à manutenção, mas optou por não abdicar dos seus princípios, por muito que contra equipas de maior valia tenha que realizar certas adaptações.
Resultados de novembro
- 04/11: Nacional da Madeira 2-0 Santa Clara
- 10/11: Santa Clara 1-0 Vitória SC
- 24/10: Famalicão 0-1 Santa Clara
- 30/10: Sporting 0-1 Santa Clara
- 07/12: Santa Clara 1-0 Rio Ave
Vasco Matos na 1ª pessoa
Lê a entrevista completa de Vasco Matos ao Bola na Rede nas próximas horas.
O Prémio Revelação Bola na Rede
O Bola na Rede está atento ao melhor do desporto nacional, em particular o futebol e entrega, mensalmente, um prémio a reconhecer méritos e feitos.
O Prémio Revelação Bola na Rede permitirá distinguir uma personalidade que, dentro das quatro linhas ou de qualquer outro terreno de jogo, tenha sido, como o próprio nome indica, uma revelação. Assim, o Bola na Rede vai procurar premiar os desportistas capazes de brilhar nos mais diversos palcos de Portugal e, quiçá, do mundo.
Eis a lista de vencedores do Prémio Revelação do Mês do Bola na Rede:
- Tomás Handel (Agosto/Setembro 2024)
- Andreia Bravo (Outubro 2024)
- Vasco Matos (Novembro 2024)