Vasco Matos recebeu o 5º amarelo do campeonato aos 87 minutos, no desaire do Santa Clara frente ao V. Guimarães (2-0) e vai falhar, assim, a receção ao Sporting referente à 29ª jornada. Neste sentido, o técnico dos açorianos foi bastante crítico do 4º árbitro, Halim Shirzad, referindo que o luso-afegão "nem sequer fala português."

"Acho que o 4º árbitro nem percebe português, creio. Acho desajustado meter um árbitro em jogo que nem fala português, está ali e nem percebe o que está a ser dito e a interpretação dele não foi a melhor nessa situação", revelou o técnico, visivelmente incomodado, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.

E prosseguiu, em relação aos amarelos: "Somos uma equipa agressiva, gostamos disso, mas no bom sentido. Sabia disso e, para sermos competitivos, temos de correr muito. Correndo muito, fazemos muitas faltas e isso foi a demonstração disso, mas não me preocupava muito, era uma não-questão. Toda a gente aqui dentro está imbuída no espírito coletivo e vamos com força para o resto do campeonato."

Na sala de imprensa, Vasco Matos reiterou as críticas. "O amarelo? Não sei, não percebi, o 4º árbitro nem percebe português. Não faltei ao respeito a ninguém. Do lado contrário também houve protestos. Foi uma interpretação do quarto árbitro. Está ali uma pessoa que não percebe português..."

Conferência de imprensa:

Análise

"Entrámos quase a sofrer um golo numa situação que tínhamos falado.O Vitória fez dois golos da mesma forma, em segundas bolas. Foi um jogo muito dividido na primeira parte, sem grandes situações de golo. Tomámos conta do jogo na segunda parte, criámos muitas situações para finalizar com êxito, acabamos por não fazer. Estou muito orgulhoso do que fizemos e do que temos vindo a fazer. Temos sido uma equipa extremamente competente e organizada. Estamos orgulhosos pelo que fizemos, com exceção do resultado. Estes erros contra equipas de qualidade acrescida pagam-se caro. Vamos ter uma reta final de campeonato muito feliz."

A luta pelo quinto lugar

"Saíamos daqui no 5.º lugar. Temos um jogo extremamente difícil na próxima jornada. No final vamos fazer contas, sem olhar para a Conference League, até porque nem sabemos se o 5.º lugar vai dar acesso. O que fizemos hoje é demonstrativo do nosso valor.