O verdadeiros amantes do futebol internacional têm certamente um lugar especial reservado no coração para o guarda-redes checo Petr Cech. Foi figura do Chelsea, emocionou o mundo quando sofreu uma grave lesão na cabeça e tornou-se ainda mais mediático quando passou a utilizar o célebre capacete protetor que ainda hoje o caracteriza. Ficámos agora a saber que o antigo guardião, de 42 anos, teve a possibilidade de regressar ao ativo em dezembro de 2023.
Cech, que esteve onze anos ao serviço do Chelsea e ainda foi dar uma 'perninha' ao Arsenal durante quatro temporadas, terminou carreira no verão de 2019, optando até por se dedicar a uma paixão antiga - o hóquei no gelo. Contudo, em 2023, os responsáveis do USL Dunkerque, atual 3º classificado da Ligue 2 francesa, desafiaram o checo a sair da reforma...
"Foi uma tentativa louca da nossa parte. Enviei uma mensagem ao Petr Cech e pedi-lhe para se juntar a nós. Feitas as contas, ele também é um louco, porque estava a jogar hóquei no gelo", revelou Christophe Lollichon, treinador de guarda-redes do modesto clube do Norte de França, que conhecia o craque dos tempos do Rennes.
"Ofereci-lhe um contrato autónomo de seis meses para podermos viver algo incrível. Acabou por não ser possível, mas lembro-me que gerou muita excitação no clube. Tinha o sonho de voltar a trabalhar com ele. Mas ele respondeu-me com um sorriso e não disse mais nada. No dia seguinte acabou por me telefonar de manhã e explicou-me - 'Christophe, com os meus tendões não vou conseguir'", rematou.