
O FC Porto lamentou esta segunda-feira a ausência de uma mensagem de solidariedade pela morte de Pinto da Costa por parte das direções "de alguns clubes", considerando que se abriu uma ferida.
"O FC Porto agradece as inúmeras mensagens de solidariedade com a família portista pela dor provocada pela morte do seu Presidente Honorário Jorge Nuno Pinto da Costa que recebeu dos mais variados quadrantes, entre clubes nacionais e internacionais e as mais altas instâncias governamentais e desportivas", refere o FC Porto em comunicado.
Sem nunca se dirigir diretamente a Sporting e Benfica, os 'dragões' salientam que não vão esquecer quem deixou uma "palavra de conforto e solidariedade institucional", mas que também registaram as ausências de "cuidado semelhante".
"O FC Porto regista a ausência de um cuidado semelhante por parte da direção de alguns clubes, indigno das instituições que representam, revelando-se incapazes de cultivar princípios elementares de relacionamento institucional, razoabilidade e bom senso - valores fundamentais para o desenvolvimento do desporto português e para a boa relação entre clubes" acrescenta o documento.
"Uma ferida que se abre"
O clube liderado por André Villas-Boas salienta que esta é uma "ferida que se abre" e que quem vai perder é o "futebol português e os seus adeptos".
"O FC Porto continuará a ganhar dentro e fora do campo. Outros - por medo, insegurança ou sobranceria - continuarão a acumular derrotas. Jorge Nuno Pinto da Costa deixou-nos muitas lições e, num dos seus poemas preferidos, indicou-nos o caminho: "Sei que não vou por aí!", concluiu.
Dos clubes da Primeira Liga, Benfica e o campeão nacional Sporting foram os únicos que não expressaram reações institucionais à morte de Pinto da Costa, com quem tiveram uma rivalidade acentuada nos 42 anos e 15 mandatos do dirigente na liderança do FC Porto.
As únicas manifestações oriundas dos dois emblemas lisboetas partiram de Bruno Lage e Rui Borges, treinadores de Benfica e Sporting, respetivamente, ao enviarem condolências à família do ex-presidente portista em conferência de imprensa no sábado, após a vitória 'encarnada' na visita ao Santa Clara (1-0) e o empate 'leonino' na receção ao Arouca (1-1), ambos da 22.ª ronda.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.
Com LUSA