Após doze temporadas com a Mercedes, culminando em seis das suas sete vitórias no Campeonato do Mundo, Lewis Hamilton expressou a sua satisfação por navegar nos requisitos de condução “massivamente diferentes” do seu novo veículo Ferrari. A temporada de 2025 marca uma mudança significativa para Hamilton, sendo a primeira na sua carreira na Fórmula 1 em que irá operar sem a familiar potência da Mercedes.

Hamilton, que começou a sua carreira ao volante de um McLaren com motor Mercedes antes de transitar para as Silver Arrows em 2013, partilhou as suas primeiras impressões sobre a sua nova máquina após participar nos testes oficiais de pré-temporada no Bahrein. O sete vezes Campeão do Mundo notou as características distintas do carro Ferrari, que introduziram um novo conjunto de desafios e oportunidades de aprendizagem.

Quando questionado sobre a sua experiência inicial com a Ferrari, Hamilton respondeu com elogios à construção e atributos únicos do veículo. Ele disse: “Bem, em primeiro lugar, estão muito bem construídos e são massivamente diferentes em características.” O experiente piloto expressou ainda a sua apreciação pela mudança, notando que a diferença nas exigências de condução tem sido uma mudança refrescante em relação à sua longa passagem pela Mercedes.

Hamilton elaborou ainda sobre os ajustes que teve de fazer no seu estilo de condução. Ele afirmou: “Em vez de simplesmente saltar para um carro diferente e ter tudo exatamente igual, tem sido refrescante ter algo diferente, aprender diferentes maneiras de conduzir o carro, diferentes exigências sobre como abordar as curvas.”

O som e a sensação distintos do motor Ferrari também chamaram a atenção de Hamilton. Ele partilhou que, após conduzir uma Mercedes durante tanto tempo, que elogia como uma “grande unidade de potência”, é emocionante descobrir que a Ferrari também possui uma unidade de potência robusta.

Hamilton está a investir tempo em compreender os processos de engenharia da Ferrari, particularmente a sua abordagem em relação à potência e fiabilidade. Ele afirmou: “E é algo com que estou, novamente, a passar tempo com os engenheiros do departamento de motores e a aprender sobre os processos que eles utilizam para garantir fiabilidade e potência. Esse é um processo em si, mas até agora tem sido realmente ótimo.”

Durante os testes no Bahrein, Hamilton completou 162 voltas, um testemunho do seu compromisso em preparar-se para a sua estreia na Scuderia no Albert Park no domingo, 16 de março. Esta imersão inicial na destreza de engenharia da Ferrari e nos requisitos de condução distintos do seu novo carro promete uma temporada intrigante à frente para o sete vezes Campeão do Mundo.