O futebol na Grécia conta com cada vez mais portugueses. O Bola na Rede decidiu falar com o jornalista Johnny Georgopoulos sobre o trabalho de Rui Vitória no Panathinaikos e os portugueses no Olympiacos.
O Bola na Rede falou com o jornalista grego Johnny Georgopoulos sobre o Panathinaikos de Rui Vitória. A equipa orientada pelo técnico português está em grande forma e somou apenas uma derrota em 18 jogos oficiais:
«O seu trabalho desde 3 de novembro, quando se estreou no Panathinaikos, é impressionante. O Panathinaikos só perdeu uma vez em 18 jogos em todas as competições, contra o Djurgarden. A equipa ganhou calma, coesão, estabilidade, defende bem e todos falam de um treinador muito bom que já está a mostrar o seu valor», afirmou.
O jornalista revelou também que falou com José Mourinho sobre Rui Vitória e assumiu que o técnico está bem visto na Grécia:
«A reação dos meios de comunicação gregos e dos adeptos do Panathinaikos a Rui Vitória é muito positiva, pois todos compreendem que se trata de um treinador com uma visão clara do futebol, com ideias e planos. Pessoalmente, perguntei a José Mourinho a sua opinião sobre Rui Vitória e ele respondeu que é um bom treinador, mas também um bom carácter, algo que já é visível em relação ao seu antecessor Diego Alonso, que não estava convencido de que pudesse levar o Panathinaikos ao sucesso».
Johnny Georgopoulos falou também dos objetivos do Panathinaikos para esta temporada:
«O principal objetivo do Panathinaikos é voltar a ganhar o campeonato após 15 anos, algo que não é certamente fácil, uma vez que a concorrência no campeonato grego aumentou. Se Rui Vitória o conseguir, então escreverá o seu nome em letras douradas na história do Panathinaikos. Em alternativa, o Panathinaikos irá também lutar pela Taça da Grécia. O primeiro jogo dos quartos de final, no Estádio Olímpico de Atenas, contra o Olympiacos, terminou 1-1 e aguarda-se a segunda mão. Além disso, depois de o Olympiacos ter ganho a Liga da Conferência Europeia, os adeptos do Panathinaikos pedem à sua equipa que chegue o mais longe possível na mesma competição. O Panathinaikos eliminará normalmente o Vikingur, da Islândia, mas nos oitavos de final a Fiorentina vai fazer com que sejam dois jogos difíceis».
O jornalista grego falou ainda de Fotis Ioannidis, que pertence ao Panathinaikos, e esteve perto do Sporting no último verão:
«Na minha opinião, o Sporting perdeu um bom avançado. É o avançado grego mais completo, que está constantemente a melhorar. Não começou bem a época, ficando longe dos golos, mas desde dezembro que começou a encontrar a sua forma. É um avançado moderno, capaz de marcar golos impressionantes, mas que também faz muito trabalho em campo. É muito apreciado no futebol grego», atirou.
Johnny Georgopoulos aproveitou também para falar sobre o Olympiacos e a evolução de alguns jogadores portugueses na equipa helénica:
«Costinha está entre os melhores jogadores do Olympiacos, uma grande revelação que evolui de jogo para jogo. É muito útil para a equipa de José Luis Mendilibar. Chiquinho é um dos principais jogadores do Olympiacos esta época e um dos jogadores que a equipa grega espera muito. O seu papel é crucial e não é por acaso que nos poucos jogos em que não jogou, o Olympiacos não conseguiu marcar golos. Gelson Martins está a fazer uma excelente época no Olympiacos e o Mendilibar a contribuir para isso. Marcou cinco golos e fez cinco assistências, mas o mais importante é que em todos os jogos está na posição certa para impulsionar o clube ofensivamente», rematou.
Nesta altura, e após o empate entre Olympiacos e Panathinaikos na última jornada, o Olympiacos lidera a liga da Grécia com 44 pontos, mais quatro do que o AEK e o Panathinaikos de Rui Vitória.