![Thierry Neuville Define o Ritmo no Shakedown do Rally da Suécia enquanto o Atualizado i20 N da Hyundai Impressiona.](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Com estradas cobertas de neve pela frente, o único rali de inverno do WRC começa com uma forte exibição do piloto principal da Hyundai.
O campo de batalha congelado do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) está preparado, e Thierry Neuville da Hyundai não perdeu tempo a afirmar a sua dominância no shakedown de quinta-feira para o Rali da Suécia.
No único evento totalmente coberto de neve e gelo da temporada, o campeão mundial em título registou uma quarto tempo impressionante, liderando as tabelas de tempos por 1.4 segundos sobre Mārtiņš Sesks, da M-Sport, que participa a tempo parcial. Ott Tänak, companheiro de equipa de Neuville, completou o top três, terminando apenas 0.2s mais atrás apesar de ter completado apenas duas voltas.
Com a Hyundai a estrear um i20 N atualizado, os sinais iniciais são promissores—mas Neuville manteve-se cauteloso ao interpretar demasiado os resultados do shakedown.
“Não é tão representativo do que será o rali que gostamos,” explicou Neuville.
“Mas é bom ter pelo menos a sensação de estar novamente com o carro e os pneus. A aderência foi muito maior do que o esperado, para ser honesto. Não tenho certeza se será assim nas especiais, mas vamos descobrir.”
Será que a atualização do i20 N da Hyundai pode garantir uma vitória no Rali da Suécia?
As novas alterações aerodinâmicas da Hyundai devem melhorar a estabilidade a alta velocidade, uma vantagem crucial nas rápidas estradas de gelo da Suécia. Tänak, que garantiu a vitória na Suécia em 2023 para a M-Sport, foi reservado sobre as atualizações, mas esperançoso por um aumento de desempenho.
“Precisamos esperar que [a atualização] funcione,” disse Tänak com um sorriso. “Obviamente, o gelo está a quebrar-se bastante rapidamente [aqui], mas ainda é muito divertido.”
Elfyn Evans para Abrir as Estradas enquanto a Toyota Enfrenta um Início Difícil
Com o vencedor do Rally de Monte Carlo, Sébastien Ogier, ausente, Elfyn Evans da Toyota assume a liderança de facto do campeonato, o que significa que ele vai abrir o caminho na primeira etapa de sexta-feira—tipicamente uma desvantagem na neve fresca.
No entanto, Evans permanece otimista, sugerindo que condições de gelo mais firmes poderiam reduzir a penalização tradicional de correr primeiro na estrada.
“Sabemos o que isso significa historicamente, mas talvez este ano as condições nos favoreçam um pouco,” disse Evans. “É um pouco mais de base de gelo, então a penalização de correr primeiro deve ser menor. Mas, claro, temos que esperar para ver como isso se desenrola.”
Evans estava a 2.2s do ritmo de Neuville, empatando com Adrien Fourmaux, que regressa ao Rally da Suécia com a Hyundai após conquistar o seu primeiro pódio Rally1 aqui em 2024.
Kalle Rovanperä Pronto para a Ação Real
O bicampeão mundial da Toyota Kalle Rovanperä, um especialista comprovado em neve, terminou sexto no shakedown, a 0.6s de Evans e Fourmaux.
“Normalmente, é um rally realmente fixe,” disse Rovanperä. “Este ano, as condições nas etapas parecem realmente boas, por isso tenho a certeza de que vamos desfrutar muito.”
Cavalos de Tróia e Estrelas em Ascensão Olham para Fazer Impacto
O Josh McErlean da M-Sport impressionou com um sete lugar, superando os Sami Pajari e Takamoto Katsuta da Toyota—ambos bem versados em condução na neve.
“É algo a que estou bastante habituado, como nos velhos tempos na Finlândia nos campeonatos nacionais,” observou Pajari. “Este rally é tudo sobre desempenho puro—não se preocupar demasiado com os pneus ou com o carro. Pode-se simplesmente desfrutar destes carros como deve ser.”
O Grégoire Munster da M-Sport terminou o campo do Rally1 em 10º, com Pajari e Katsuta da Toyota a ocupar o oitavo e nono lugar, respetivamente.
Estrelas Locais do Rally2 Brilham no Shakedown
A luta do Rally2 viu Pontus Tidemand (Škoda) e Oliver Solberg (Toyota) a trocarem os melhores tempos, antes de Romet Jürgenson da Ford os separar no final, com os três separados por apenas 0,3s.
Entretanto, o vencedor do Arctic Rally de 18 anos, Tuukka Kauppinen (Toyota), mostrou potencial, terminando apenas a 0,8s dos líderes em quinto lugar.
O Que Vem a Seguir?
Com as florestas suecas cobertas de neve prontas para testar os melhores do mundo, o Rally da Suécia promete ser uma das rondas mais emocionantes da temporada de 2025 do WRC.
Conseguirá Neuville converter a sua dominância inicial numa vitória completa no rally? Serão as atualizações da Hyundai suficientes para resistir aos desafios da Toyota e da M-Sport? E como Evans lidará com o desafio de abrir as estradas?
A batalha pela supremacia do WRC no gelo e na neve começa agora.