Depois de tantas dificuldades para, no início da temporada, fechar o acordo de direitos televisivos, a Liga francesa prepara-se para começar a próxima... com o mesmo problema. Segundo adianta a RMC Sport, a DAZN estará a ponderar seriamente cancelar o contrato no final da presente temporada (quatro anos antes do final previsto, em 2028/29), por conta da crescente insatisfação após estes primeiros meses de acordo.

Na base desta decisão estarão vários pontos, desde o sentimento de que a LFP não estará a fazer o suficiente para combater a pirataria, passando pela pouca abertura para produzir conteúdos exclusivos, mas também a fraca adesão popular, com apenas 500 mil subscritores, quando o objetivo passava por três vezes mais. Tudo somado, a DAZN terá inicialmente tentado renegociar a verba a pagar (400 milhões de euros por temporada), chegou até a reter parte do pagamento de fevereiro, e agora prepara-se para uma medida radical.

Válido até 2028/29, o acordo assinado entre as partes permitia à DAZN terminar antecipadamente a ligação no final de 2025/26 (a cláusula teria de ser ativada em dezembro deste ano), mas ao que parece a vontade atual passa mesmo por rescindir o contrato já no término da atual temporada. Resta saber de que forma esta rescisão um ano antes se processará, mas o mais certo é seguir-se uma batalha judicial...

Enquanto isso, a RMC Sports coloca em dúvida o pagamento da próxima parcela dos direitos televisivos da temporada - em finais de abril -, em torno dos 70 milhões de euros. Caso a mesma não seja feita, os clubes podem ficar com sérios problemas para enfrentar o final da época.