O periclitante e, sobretudo, fadigado Sporting vai receber, este sábado, o melhor Nacional da temporada. Em lutas bastante distintas, leões e madeirenses reservaram a 19ª jornada da Liga Portugal Betclic para medirem forças.

Este embate já aconteceu, só nesta temporada, por duas ocasiões. Em ambas, o Sporting venceu confortavelmente: na primeira, goleou na Madeira (1-6); na segunda, triunfou nos quartos de final da Taça da Liga, nos primórdios do adeus a Amorim (3-1).

Para chegarmos à última vez que os alvinegros tiraram pontos ao leão, temos de recuar até 2016, na Madeira. A última vitória - e única - vitória em Alvalade surgiu em 2005.

Ora, olhando numa primeira instância para a equipa da casa, o Sporting de Rui Borges vem de uma derrota na Liga dos Campeões - na estreia do técnico na prova -, de uma vitória convincente em Vila do Conde e de um desfecho infeliz na final da Taça da Liga. Muitos altos e baixos no passado recente leonino.

A regularidade a nível de resultados podia ser maior, não fosse o extenso boletim clínico. Pedro Gonçalves, St. Juste, Eduardo Quaresma e Nuno Santos estão indisponíveis, por lesão; Morita, Bragança e Matheus Reis podem ter alguns minutos, mas regressaram recentemente de lesão - o próprio Viktor Gyokeres deve, também, ser gerido.

Do lado madeirense, a fase é positiva; aliás, é a melhor da temporada. O conjunto de Tiago Margarido vem de duas vitórias consecutivas, uma delas frente a um grande, o FC Porto. Por isso, o Nacional fugiu aos lugares de despromoção e chegou ao 13º lugar.

Para a exigente viagem até à capital portuguesa, o treinador não pode contar com Baeza - lesionado - e Soumaré - que levou o quinto amarelo.

A partida começa a ser decidida às 20h30, em Alvalade, este sábado.