O Sporting cedeu um set em vitória difícil, por 3-1, sobre o Castêlo da Maia, no jogo que encerrou a jornada 9 da 1.ª fase da Liga Una de voleibol, este domingo no Pavilhão João Rocha. Os leões impuseram-se por 25-21, 21-25, 26-24 e 25-14 e mantêm assim a liderança da prova, com mais um ponto do que o Benfica, que também ganhou nesta ronda, no sábado, o Leixões (3-0).
Após o set inaugural que andou equilibrado até ao limiar dos 15 pontos, o Sporting disparou para uma primeira vantagem significativa, de quatro (19-14), mas a reação pronta do Castêlo da Maia, a recuperar para 20-19 foi um sinal de que os nortenhos estavam no Pavilhão João Rocha para discutir a vitória.
Os leões acabaram por se impor por 25-21 e adiantar-se no resultado (1-0), mas o desempenho dos maiatos foi premonitório do que sucederia no set seguinte, em que lideraram, consistentemente, de início ao fim, fechando-o com 12-25, para empatar o jogo (1-1).
Avisada, a equipa sportinguista entrou no terceiro set disposta a impor-se desde cedo e não permitir que o adversário contrapusesse, conseguiu-o, mas só à segunda… Após ter arrancado com 5-2 e consentido a aproximação até 6-5, os verdes e brancos superiorizaram-se depois, cavando uma diferença que chegou aos 6 pontos (16-10). Todavia, deixaram-se suplantar após sucessão de erros (21-22) e só nas diferenças conquistaram o set (26-24).
Este êxito, suado, foi estímulo que o Sporting precisava e ao invés o golpe anímico que o Castêlo não poderia sofrer. Antagonismo que se revelou decisivo no quarto set, claramente dominado pelos leões, que encerraram, com facilidade, o jogo a seu favor (25-14).