Cory Booker, senador norte-americano, está a discursar há mais de 19 horas no Senado dos Estados Unidos da América. São 19 horas consecutivas, apenas com pausas para beber água e responder a perguntas e que prometem continuar enquanto Booker, senador democrata, estiver «fisicamente capaz».

Isto porque, pelas regras do Senado norte-americano, um senador não pode ser retirado enquanto estiver a discursar. Este, por seu turno, não pode sentar-se, comer ou dirigir-se à casa de banho.

O motivo do protesto, diz Booker, é a governação de Donald Trump. «Não vivemos tempos normais na nossa nação. E não devem ser tratados como se o fossem no Senado dos Estados Unidos. As ameaças ao povo americano e à democracia são graves e urgentes e devemos todos fazer mais para as parar», afirmou o senador democrata de 55 anos, eleito pelo estado de Nova Jérsia.

Cory Booker começou a discursar pelas 19 horas locais, meia-noite em Portugal Continental, e, à hora a que este artigo é publicado, ainda está a falar no Senado, criticando a política de tarifas, os cortes orçamentais a várias instituições públicas e a condução da política externa do governo de Trump. O maior discurso de sempre no Senado aconteceu em 1957, quando, a propóstio da Lei dos Direitos Civis, Strom Thurmond discursou durante 24 horas e 18 minutos.