Aurélio Pereira, figura incontornável da história do Sporting, faleceu esta terça-feira, com 77 anos. No entanto, a morte do mítico olheiro e do coordenador de scouting não passou em vão, com múltiplos intervenientes e instituições a deixarem mensagens sentidas nas plataformas digitais.

O zerozero compilou as principais reações, passando por célebres jogadores que conviveram com o Senhor Formação - como Cristiano Ronaldo ou Paulo Futre -, bem como clubes de expressão em Portugal.

Confira as reações à morte de Aurélio Pereira:
  • Cristiano Ronaldo

Um dos grandes símbolos da formação mundial deixou-nos, mas o seu legado viverá para sempre. Nunca deixarei de estar grato por tudo o que fez por mim e por tantos outros jogadores. Até sempre, Senhor Aurélio, obrigado por tudo. Descanse em paz.

  • Ricardo Quaresma

Sem o Aurélio Pereira, nada tinha acontecido. Obrigado por tudo. Os meus sentimentos para a família.

  • Paulo Futre

Estou sem palavras. Os meus mais sinceros pêsames a família do grande homem que me descobriu num parque do Montijo e que tanto fez pelo futebol português e mundial. Até sempre, meu querido Aurélio.

  • Nani

Obrigado por tudo. Foste um Grande amigo, um excelente ser humano, que me deu bons e importantes conselhos. Jamais esquecerei tudo o que aprendi contigo, amigo. Descansa em paz, Sr. Aurélio.

  • Palhinha

O céu ganhou hoje mais uma estrela.

Uma das pessoas que mais me marcou na minha carreira pela sua honestidade, conhecimento , respeito e acima de tudo o resto, amizade. Toda a sua experiência e palavra sábia ao jeito que o caracteriza foi sem dúvida alguma uma mais-valia para todos aqueles que se cruzaram com ele, felizmente tive esse enorme prazer. Hoje o futebol fica mais pobre com a sua despedida por tudo aquilo que ele representa e por infelizmente cada vez haverem menos Sr.Aurélios. O legado que deixa a todos nós vai muito mais além do gigante Scouter que foi, o reconhecimento de um verdadeiro homem do futebol que fez a formação juntamente com os departamentos de scouting de um clube como o Sporting Clube de Portugal servirem de exemplo de tamanho sucesso não só em Portugal mas também internacional. Que seja feita uma bonita e merecida homenagem a quem deu tanto não só ao futebol mas também fora dele.

Um enorme obrigado, querido Senhor Aurélio Pereira.

  • Paulo Sousa

Com grande pesar, quero expressar as minhas mais sinceras condolências pelo falecimento de Aurélio Pereira.

Tive o privilégio de ver, de perto, o impacto incrível que teve no Sporting CP e no futebol português. O seu trabalho não se limitou ao clube, mas em elevar o nível do futebol português como um todo, tornando-o mais competitivo e respeitado no cenário internacional.

Foi um verdadeiro mentor, não apenas para os jogadores, mas para todos os que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. O seu legado perdurará, e a sua sabedoria e paixão pelo jogo continuarão a inspirar gerações futuras.

Obrigado, Aurélio, descanse em paz.

  • Sporting

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos.

Nascido a 1 de Outubro de 1947, desde cedo se uniu ao Sporting CP para jogar futebol e mais tarde, depois de sair para o Clube Futebol Benfica onde se tornou treinador, regressou ao Clube para treinar os escalões mais jovens durante cerca de 20 anos.

Em 1988, criou e passou a liderar o Departamento de Recrutamento e Formação e a história a partir daí é mais do que conhecida e reconhecida: encontrou grande parte dos maiores talentos nacionais e trouxe-os para o Sporting CP, onde cresceram e vingaram, passando depois para grandes palcos do futebol mundial.

De Paulo Futre, a Luís Figo ou a Cristiano Ronaldo, mas também a talentos mais recentes, Aurélio Pereira é o grande responsável pela carreira de várias das figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos.

Foi um mestre em vida na sua área e uma pessoa consensual para todos, tendo sido sempre reconhecido pelo ‘seu’ Sporting CP: recebeu dois Prémios Stromp e um Leão de Ouro e, em 2012, o Clube atribui o seu nome ao principal relvado/estádio da Academia Sporting.

Em 2016, viu a Selecção Nacional portuguesa ganhar o Campeonato da Europa em França com o contributo de 10 jogadores por si descobertos, o que valeu o epíteto de "Os Aurélios".

Em 2017, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa e, em 2018, a UEFA distinguiu-o com a Ordem de Mérito, um prémio pelo seu inigualável contributo para o desenvolvimento do futebol português e europeu.

Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço, dedicação, devoção e glória de Leão ao peito.

  • FC Porto

O FC Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Aurélio Pereira, figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal.

  • Benfica

O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de Aurélio Pereira, figura importante do futebol português e referência inquestionável na formação de jovens talentos.

Reconhecido por todos pela sua dedicação e visão, Aurélio Pereira desempenhou um papel relevante no desenvolvimento de várias gerações de atletas, contribuindo para o crescimento e prestígio do futebol nacional e das suas seleções.

O Sport Lisboa e Benfica apresenta à família, amigos e ao Sporting Clube de Portugal as mais sinceras condolências, prestando homenagem à memória de um homem que dedicou a vida ao desporto com paixão e integridade.

  • SC Braga

O SC Braga recebeu com pesar a notícia do falecimento de Aurélio Pereira, nome de grande relevo na história do futebol português e exemplo a reter por uma longa carreira dedicada aos jovens jogadores e à valorização do talento.

Apesar de adversário, une-nos a Aurélio Pereira a profunda crença no impacto de uma formação de qualidade enquanto fator diferenciador do futebol nacional e de igual modo nos surge a recordação da exímia mestria com que se entregou a esta causa ao longo de tantas e tantas décadas.

O SC Braga evoca com saudade e presta o seu reconhecimento a Aurélio Pereira, enviando condolências a família e amigos, bem como ao seu clube de sempre, o Sporting CP, na certeza de que a sua partida representa uma perda para todo o futebol português.