Francesco Bagnaia não foi capaz de alcançar o seu terceiro título de MotoGP este ano, tendo sido vice-campeão atrás de Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) – apesar de ter ganho 11 dos 20 Grandes Prémios.

Luca Marini admitiu, citado pelo site Motosan.es, que não esperava que o colega na Academy de Valentino Rossi fosse capaz de recuperar os 24 pontos de desvantagem com que chegou à última ronda da época:

Não esperava, mas desde logo chegar à última corrida com tantos pontos [de desvantagem] torna difícil recuperar. É uma pena pelo Bagnaia, porque ganhou muito. Infelizmente, na corrida Sprint de Barcelona em maio, caiu na última volta, e sem essa queda teria ganho o campeonato do mundo.

O passado está para trás, e Marini salientou que Bagnaia tem de se focar na oportunidade que terá em 2025 ao ser colega de Marc Márquez na Ducati: ‘De todos os modos, se pensar onde o deixou é pior; é melhor que se foque em 2025 quando terá a oportunidade de demonstrar que está entre os maiores da história se for capaz de bater o Márquez, coisa que lhe desejo. É um mau momento para ele porque embora tenha ganho 11 Grandes Prémios, as pessoas irão lembrar o sucesso do Jorge’.