O piloto britânico Scott Redding lançou um alerta direto a Toprak Razgatlioglu sobre os riscos da tão falada transição do turco para a MotoGP. Numa fase em que o campeão mundial de Superbike pondera o seu futuro, as palavras de Redding servem como aviso sobre os desafios que o aguardam caso opte por dar o salto para o campeonato de motociclismo mais exigente do mundo.

‘Toprak é o piloto mais forte neste paddock. É um grande piloto, muito talentoso’, começou por afirmar Redding em palavras ao GPOne, citado pelo Crash, deixando clara a sua opinião perante o adversário.

O britânico considera até que, dadas as qualidades do turco, este até poderia ter dado o «salto» há mais tempo: ‘O estilo dele poderia encaixar-se em algumas áreas do MotoGP, e penso até que devia ter ido para lá mais cedo’.

Apesar disso, o britânico, que passou cinco épocas na MotoGP ao serviço de marcas como Honda, Ducati e Aprilia, sublinha que a mudança pode não ser tão promissora quanto parece: ‘Seria uma boa jogada para ele, já ganhou muito dinheiro e títulos aqui no Mundial de Superbike. Mas o MotoGP é difícil, porque se não provares o teu valor em dois anos… estás fora!’.

Este alerta ganha ainda mais peso tendo em conta que Razgatlioglu, atualmente com 28 anos, já é mais velho do que muitos dos jovens talentos que recentemente ascenderam à grelha da MotoGP. Além disso, há quem acredite que o turco pode adiar a mudança para 2027, quando a Pirelli se tornar fornecedora oficial de pneus na MotoGP — uma vantagem para quem, como ele, já está habituado à marca nos Superbikes.

Na última ronda do campeonato, realizada em Cremona, Razgatlioglu revelou que está em negociações com várias marcas sobre o seu próximo passo. No entanto, também se especula que estas conversações com equipas de MotoGP possam ser uma jogada estratégica para levar a BMW a oferecer-lhe um contrato milionário e convencer o piloto a manter-se no Mundial de Superbike.