O SC Braga mede forças com o Lusitano de Évora, esta quarta-feira (20.15 horas), nos oitavos de final da Taça de Portugal. Os guerreiros procuram, no Estádio Municipal de Braga, carimbar a passagem aos ‘quartos’ da prova rainha, frente a uma equipa que ocupa o segundo lugar na Série D do Campeonato de Portugal.

Nas últimas cinco temporadas, desde 2019/20, sempre que os arsenalistas atingiram os quartos de final conseguiram marcar presença no jogo decisivo. Em 2020/21, com Carlos Carvalhal no comando técnico, os minhotos venceram mesmo a prova e em 2022/23 voltaram a alcançar a final, mas dessa vez foram derrotados pelo FC Porto (0-2). Há cinco épocas ficaram-se pelos oitavos de final, tendo sido eliminados pelo Benfica. O SC Braga voltou a ficar-se pelas últimas 16 equipas em 2021/22, perdendo com o Vizela (0-1) e na temporada transata, após ter perdido com as águias (2-3).

Um adversário que pode voltar a encontrar nos ‘quartos’, caso ambos avancem nesta eliminatória dos ‘oitavos’. Mas, para isso, os guerreiros têm de ultrapassar um Lusitano de Évora que já os deixou pelo caminho na prova rainha. A equipa alentejana eliminou os bracarenses na Taça de Portugal, em 1952/53, precisamente, nos oitavos de final, na altura a duas mãos. Aliás, os minhotos saíram goleados dos dois encontros, pois em casa perderam por 0-4 e na cidade do Templo de Diana foram derrotados por 1-4.

Mais recentemente (1984/85), o SC Braga venceu os eborenses, em casa, na 4.ª eliminatória, ao ter vencido por 1-0, com Quinito como treinador.