Recuemos mais de duas décadas. A 21 de fevereiro de 2002, ainda no antigo e mítico Estádio 1.º de Maio, o SC Braga defrontava o Leixões para as meias-finais da Taça de Portugal. Em jogo estava, naturalmente, um bilhete para a grande final do Jamor, mas a prática não confirmou a teoria, e a formação de Matosinhos agigantou-se e deitou por terra o conjunto do Minho: 1-3.
Abílio e Nené colocaram os bebés do Mar na frente do marcador, Barroso ainda reduziu para os bracarenses, mas Detinho, em cima do minuto 90, confirmou o triunfo dos matosinhenses. Que acabariam por baquear, na partida decisiva, diante do Sporting (0-1).
Agora, mais de 20 anos depois, voltamos a falar desse SC Braga-Leixões. E porquê? Porque esse foi o dia em que Carvalhal eliminou os arsenalistas. O agora técnico do SC Braga é natural da cidade dos Arcebispos, mas estava do outro lado da barricada e conduziu o Leixões a esse importante triunfo. Profissionalismo é profissionalismo!
Os minhotos perdiam a oportunidade de chegar à segunda Taça de Portugal da sua história - o primeiro troféu havia sido conquistado na época 1965/1966, com Manuel Palmeira ao leme, e depois de uma final ganha ao Vitória de Setúbal (1-0), orientado por Fernando Vaz -, mas algum tempo depois voltariam mesmo a festejar na prova rainha: em 2015/2016, Paulo Fonseca conduziu o SC Braga a mais um prestigiado título, com os bracarenses a derrotarem o FC Porto, de José Peseiro (4-2 no desempate por grandes penalidades, após o 2-2 registado no tempo regulamentar).
Mas a história não acaba aqui… O emblema arsenalista ainda tinha mais uma página de glória por escrever na Taça de Portugal e conseguiu-o pela mão de… Carlos Carvalhal. Na época 2020/2021, naquela que foi a segunda temporada da segunda passagem do técnico pelo clube (já tinha estado ao leme dos minhotos na primeira metade de 2006/2007), Carvalhal guiou o seu SC Braga à glória e… vingou a tal meia-final com o Leixões.
A 23 de maio de 2021, Lucas Piazón e Ricardo Horta escreveram o guião da final frente ao Benfica de Jorge Jesus (2-0) e o museu do SC Braga recebeu a terceira Taça de Portugal da história dos vermelhos e brancos do Minho.
Segue-se mais uma etapa para uma epopeia que Carvalhal deseja ver repetida. O técnico está, agora, literalmente em casa e o seu único foco será derrotar o Leixões, no próximo sábado (18.30 horas), em Matosinhos. Com o tal profissionalismo de sempre…