Sikou Niakaté esteve a contas com uma lesão muscular, mas está pronto para regressar às convocatórias do SC Braga, sendo mais uma opção para o treinador Carlos Carvalhal, para a visita ao Estádio do Arcos, no qual vai defrontar o Rio Ave, na 24.ª jornada da Liga.

Após um mês de ausência, o central maliano está recuperado, depois de ter sido substituído no triunfo, por 1-0, perante a Lazio, na última ronda da fase regular da Liga Europa, a 30 de janeiro. Nessa partida, Niakaté apenas esteve em campo cerca de meia-hora, tendo sido obrigado a sair, dando o seu lugar a Bright Arrey-Mbi.

A partir desse momento, o jovem defesa alemão ganhou o lugar ao lado do experiente Paulo Oliveira, mas na última visita ao Estádio da Luz, em que os guerreiros foram eliminados da Taça de Portugal (derrota por 0-1), o técnico, de 59 anos, retirou-o logo ao intervalo, tal como ao avançado El Ouazzani.

Carvalhal colocou Robson Bambu no eixo defensivo e Fran Navarro na frente de ataque, uma receita que deve mesmo repetir, de início, nesta deslocação (curta), até Vila do Conde para defrontar um osso duro de roer para os arsenalistas. De tal forma que, somente em partidas do campeonato, nos últimos 20 anos, o SC Braga apenas ganhou por quatro vezes no Estádio dos Arcos.

Neste período, os triunfos surgiram em 2022/23 (3-2), 2018/19 (2-1), 2014/15 (2-0) e 2005/06 (2-1). Encontros sempre equilibrados, sendo que os vilacondenses também apenas venceram por cinco ocasiões e registaram-se sete empates (quatro sem golos), nestas duas décadas.

Também se trata de um regresso do treinador a uma casa que apelidou de sua na temporada 2019/20, antes de assumir, pela segunda vez na carreira, o comando técnico do SC Braga (2020/21 e 2021/22). Nesse período, na única visita aos Arcos registou-se um empate sem golos. Porém, em todo o seu percurso pelo futebol nacional, Carlos Carvalhal nunca perdeu em Vila do Conde, registando três igualdades, com os bracarenses, o Marítimo e o Belenenses.