À medida que a Red Bull Racing enfrenta uma crescente especulação sobre o futuro de Sergio Perez, o debate em torno do valor do piloto mexicano para a equipa atingiu um ponto de ebulição. Apesar de uma temporada desafiadora em 2024 que viu a Red Bull perder a sua coroa de Construtores e Perez terminar a 152 pontos do seu colega de equipa Max Verstappen, o ex-estrela da F1 Juan Pablo Montoya questionou a sabedoria de o substituir, citando benefícios financeiros, desportivos e estratégicos.
O Caso de Perez: “Onde Está o Lado Negativo?”
Falando à Vision4Sport, Montoya destacou as contribuições únicas de Perez para a Red Bull, argumentando que a sua presença contínua pode oferecer vantagens inesperadas, mesmo em meio a uma temporada medíocre.
“Ao terminar em terceiro [no Campeonato de Construtores], eles vão conseguir mais tempo de túnel de vento e recursos para o carro de ’26,” explicou Montoya, referindo-se à escala deslizante da F1, que aloca mais tempo de testes aerodinâmicos para as equipas de classificação inferior. “Então, é assim tão mau ter o Checo lá? Eles têm o Campeão do Mundo e mais tempo de túnel de vento!”
Montoya também apontou para o benefício financeiro que Perez traz à Red Bull. Desde vendas de merchandising até uma maior presença no mercado no México e na América Latina, o apelo comercial de Perez continua a ser significativo. “O que eles estão a perder por não ganhar os Construtores, provavelmente estão a compensar com o merchandising do Checo e as vendas da Red Bull e o dinheiro que ele está a trazer. Então, onde está o lado negativo?” perguntou Montoya.
Dificuldades de Perez em 2024: Uma História de Declínio
A campanha de Perez em 2024 foi um contraste marcante com a dominância de Verstappen. Enquanto Verstappen conquistou o seu quarto Campeonato de Pilotos consecutivo com 437 pontos, Perez conseguiu apenas quatro pódios e teve dificuldades em manter a consistência. No final da temporada, a Red Bull caiu para terceiro lugar na classificação de Construtores, atrás da McLaren e da Ferrari.
A decisão da Red Bull de manter Perez para a segunda metade da temporada surpreendeu muitos, especialmente com os rumores sobre a sua possível saída. O atraso em anunciar a formação da equipa para 2025 apenas alimentou a especulação, com fontes internas a sugerirem que um impasse financeiro poderia custar à Red Bull até 78 milhões de dólares se decidirem separar-se de Perez precocemente, conforme relatado pelo antigo engenheiro da Bridgestone, Kees van de Grint.
Quem Substitui Perez? Os Candidatos Prováveis
A busca da Red Bull por um substituto para Perez reduziu-se, segundo relatos, ao seu pool de talentos júnior, com Yuki Tsunoda e Liam Lawson a emergirem como principais candidatos. Tsunoda testou a maquinaria da Red Bull durante o teste pós-temporada em Abu Dhabi, embora Lawson, que impressionou nas suas aparições como substituto pela AlphaTauri em 2023, seja visto como o favorito para subir.
No entanto, Montoya acredita que a Red Bull é pouco provável que perturbe a harmonia da equipa ao contratar um piloto de alto perfil como Carlos Sainz, agora confirmado na Williams para 2025. “A Red Bull não iria trazer um tipo como Carlos Sainz porque as faíscas vão voar, e não tenho a certeza de que queiram isso”, disse Montoya, referindo-se à potencial tensão que um colega de equipa competitivo poderia trazer ao lado de Verstappen.
A Perspectiva Geral: O Dilema Estratégico da Red Bull
Embora o desempenho de Perez tenha sido decepcionante, Montoya argumentou que o foco da Red Bull num único piloto, Verstappen, reduz a urgência de uma mudança sísmica na formação. “Tens uma equipa dedicada a um único piloto”, observou Montoya, sugerindo que o papel de Perez como um claro No. 2 ainda pode alinhar-se com os objetivos a longo prazo da Red Bull.
Apesar destes argumentos, a situação reflete um desafio mais amplo para a Red Bull. Com a McLaren e a Ferrari a reduzir a distância em 2024, e até a ultrapassar a Red Bull em algumas corridas, a dominância da equipa já não é garantida. Equilibrar a consistência dos pilotos com a harmonia da equipa e o desempenho será crítico enquanto a Red Bull procura recuperar a sua posição em 2025.
O Que Vem a Seguir para Perez e a Red Bull?
A Red Bull realizou reuniões de alto nível após o Grande Prémio de Abu Dhabi, com o conselheiro sénior Helmut Marko a insinuar que as formações de pilotos da Red Bull e da Racing Bulls (anteriormente AlphaTauri) estão em revisão. “Quando será anunciado? Não acho que será na segunda-feira,” brincou Marko, enfatizando que os resultados dos testes pós-temporada poderiam influenciar a decisão.
Para Perez, as próximas semanas determinarão o seu destino. Embora Montoya e outros tenham apresentado argumentos convincentes para a sua continuidade, o desejo da Red Bull de evoluir a sua formação poderá levá-lo a sair, abrindo a porta para uma estrela em ascensão como Lawson.
Independentemente do resultado, a decisão da Red Bull moldará não apenas a sua campanha de 2025, mas também a sua estratégia a longo prazo, à medida que a F1 entra numa nova era de competição acentuada. Para Perez, a questão permanece: fez o suficiente para ficar, ou a Red Bull arriscará num novo começo? A resposta poderá marcar um ponto de viragem tanto para o piloto como para a equipa.