No início do novo Mundial, o Chang International Circuit, em Buriram, foi o cenário de uma sessão de treino livre (FP1) que deixou entrever a elevada competitividade da categoria Moto3, em preparação para o GP da Tailândia e com Ryusei Yamanaka a ser o destaque ao terminar como líder.

O mais rápido da sessão foi o piloto japonês Yamanaka, que teve como melhor volta uma em 1:40.851s, demonstrando consistência e velocidade desde o início.

Poucos foram os que conseguiram aproximar-se da marca do líder. O espanhol Jose Antonio Rueda, a bordo da Red Bull KTM Ajo, ficou em segundo lugar com um tempo de 1s40.901s, registando uma diferença de apenas 0,050 segundos em relação a Yamanaka. Na sequência, o italiano Matteo Bertelle, da LEVELUP-MTA, completou o pódio com 1:41.017s, 0,166s segundos atrás do piloto japonês e 0,116 segundos após Rueda.

Com o arranque da temporada a prometer emoção e disputas à margem dos tempos, as expectativas para o GP da Tailândia são elevadas, ou não fosse a categoria de iniciação uma das mais disputadas e incertas.