
O Sporting vai enfrentar este sábado o Moreirense na jornada 30 da Primeira Liga. Rui Borges já falou aos jornalistas.
Rui Borges já fez a antevisão ao Sporting x Moreirense para a jornada 30 da Primeira Liga, um jogo agendado para este sábado às 20h30. O técnico dos leões começou por dizer o seguinte:
«Os adeptos são muito importantes para nós. Desde que estamos aqui enquanto equipa técnica, tem havido esse grande apoio dos adeptos que nos tem feito acreditar muito. Independentemente com mais ou menos qualidade, os nossos jogadores têm acreditado muito no processo. E quero que os adeptos também acreditem como nós acreditamos».
Rui Borges confirmou que Hidemasa Morita continua ausente e abordou ainda a situação do Pedro Gonçalves, que regressou recentemente de lesão:
«O Morita está fora do jogo mas fará parte do grupo e será muito importante nesta reta final. Apesar de todos os problemas que têm tido, tem sido muito importante nós. Em relação ao Pote, queria contar com ele sempre. Ele teve cinco meses de fora e precisamos de ter algum cuidado em termos de trabalho individual, nomeadamente as questões físicas. Ele também será muito importante para o final do campeonato».
«O Pote dá essas soluções de polivalência, fisicamente não estará preparado ainda. A exigência para os médios é grande ainda mais só com dois médios. Dói-lhe tudo menos a zona da lesão porque está cansado. É quase como se estivesse a fazer uma nova pré-época. Ele quer e está disponível para ajudar a equipa, e nós contamos muito com ele para esta reta final», acrescentou ainda.
Rui Borges foi questionado pela arbitragem, tendo deixando elogios ao Moreirense:
«Problemas de arbitragem? O treinador do Sporting está focado naquilo que controla. Temos agora o jogo do Moreirense e vamos nos focar nesse jogo. É uma equipa muito bem organizada, há dois ou três anos com rotinas muito próprias, com bons jogadores em termos ofensivos e muito bons nas bolas paradas mais do que tudo o resto que é ruído».
Rui Borges falou sobre o castigo de Cláudio Pereira, árbitro que orientou o último jogo do Sporting com o Santa Clara, a Conrad Harder:
«Em relação ao Harder, festejou uma vitória sem provocar ninguém e o árbitro tomou a decisão que tomou. Acredito que será revertida e esperamos que assim seja. Tudo é claro, as imagens são claras».
«Não posso responder por aquilo que passou e é explicito aquilo que ele não fez. Festejou uma vitória com os nossos adeptos e em momento algum provocou os adversários. Se não podemos festejar, o futebol seria um jogo apático», acrescentou também.
Rui Borges continua a focar-se no bicampeonato:
«Vai bater na mentalidade da nossa sociedade. Quando as coisas não correm tão bem, damos sempre demérito aos outros. Queremos ser muito campeões e vamos festejar com todo o mérito se assim acontecer porque é mais do que merecido. Os nossos jogadores serão capazes de quaisquer desvios de caminhos que possam aparecer até ao final da época e merecem muito ser felizes e acredito que isso vai acontecer».
«Eu não estou focado com o passado. Estou focado com o presente e o futuro. Se eu entrei é porque as jornadas não correram tão bem quanto a isso, perdeu alguns pontos. Mas não estou focado nisso, não estou preocupado com o Benfica, e sim agora com o jogo com o Moreirense. As equipas estão cada vez mais competitivas e querem roubar pontos aos grandes», referiu também.
Rui Borges foi questionado sobre a “estrelinha” e revelou o que disse aos jogadores depois do jogo com o Santa Clara:
«A sorte dá trabalho. Eu já disse isto várias vezes, quem for mais competente até ao final vai ser campeão. A equipa tem demonstrado sempre ambição e compromisso e sou muito feliz por ser líder deste grupo trabalho. No final do jogo com o Santa Clara disse aos jogadores que eles eram incríveis».
Rui Borges voltou a falar sobre Zeno Debast no meio-campo, face a ausência de Hidemasa Morita:
«O Zeno [Debast] tem estado muito bem fora de uma posição que não é a dele. Tem feito bons jogos. Claro que não é o Morita, são jogadores diferentes e não podemos esperar as mesmas coisas em relação ao jogo posicional e coletivo».
Rui Borges falou sobre Hidemasa Morita:
«A parte mental do atleta está boa para dar contributo à equipa, o problema foi a lesão que trouxe da seleção. Ainda tem jogos para dar contributo, pelos menos em seis e se tudo correr bem sete jogos».
Rui Borges foi questionado por Alisson Santos, reforço do Sporting para a temporada 2025/26, e deixou fortes elogios ao extremo brasileiro:
«Tem treinado bastante com a equipa principal é um miúdo que está a crescer. Está a adaptar-se à exigência do Sporting. É um miúdo que acreditamos muito e que tem um potencial enorme. Tem dado uma resposta muito boa, um miúdo muito irreverente, consegue ganhar muitos duelos. Não tenho dúvidas que no futuro será um miúdo que se vai falar muito no futuro».
Rui Borges foi ainda questionado:
«[Saída do Hjulmand para a chegada de Kochorashvili]? Uma coisa não implica a outra, é um jogador que acreditamos muito e que faz parte do plantel da próxima época. Em relação à qualidade do Hjulmand pode jogar em qualquer campeonato. Vagiannidis? Em relação ao Vagiannidis não vou comentar um jogador que não é do Sporting».