Marc Márquez dominou a corrida do GP das Américas de MotoGP, mostrando um rendimento superior, até cair a sete voltas do fim devido a um erro que ele próprio assumiu na curva 4 de Austin.

Mas não foi a sua exibição que mais deu que falar. A escassos momentos do começo da volta de aquecimento, o piloto da Ducati saiu a correr da grelha de partida para ir à box buscar a moto com pneus slick – a que tinha na grelha estava com pneus de chuva.

Ricard Jové comentou a situação no podcast Dura la Vita: ‘Isso sim, foi uma habilidade total. Ele sabia bem os regulamentos, estudou bem. Todos sabemos que, faltando três minutos, ninguém pode tocar na moto na grelha, e se o quiseres fazer porque reparaste que te enganaste na seleção de pneus, tens a opção de sair da grelha e continuar a tocar na moto até arrancares da via das boxes. Ou inclusive agora trocar de moto, que agora é permitido’.

O comentador televisivo disse depois: ‘Ele aguentou lá, estava de pé – algo que alguns já estranharam. Por regulamento, podes fazer várias fórmula. A que ele escolheu, que foi fazer um drible e sair a correr – porque sabia que a maioria o iam seguir e provocou o que provocou’.

O caos gerado acabou por abortar os procedimentos de arranque, mas se isso não tivesse acontecido Márquez e os que o seguiram teriam ficado numa posição delicada: ‘Davide Brivio, que estava muito irritado, manteve lá as duas Aprilia para que não saísse tanta gente da grelha – porque então teriam feito o arranque. O que teria acontecido? O Marc e todos os que o seguiram teriam partido da via das boxes e começariam a corrida atrás’, recordou Jové.

O espanhol considera que a situação foi injusta para quem decidiu, desde o início, arriscar nos pneus slick: ‘O regulamento permite essa opinião de partires da via das boxes e arrancas de último, ou podes mudar a moto depois da volta de aquecimento, entrar e sair da via das boxes em último. É a segunda opção. Ou a terceira, que é arrancar, fazer a primeira volta da corrida e também mudar de moto. E, por isso, a direção de corrida terá de ver, porque alguém faz a escolha certa, mantém-se na grelha, e acontece que porque 50 por cento saem da grelha também tem de sair porque mostram bandeira vermelha… é injusto’.