A Red Bull Racing está a passar por mudanças significativas na estrutura da sua equipa de Fórmula 1, após o anúncio da saída do diretor desportivo Jonathan Wheatley para a Audi em 2025. Wheatley, que tem sido uma pedra angular das operações de corrida da Red Bull durante anos, permanecerá com a equipa até ao final de 2024, antes de entrar num período de licença. A Audi confirmou que Wheatley se juntará a eles como chefe da equipa de F1 até julho de 2025, no máximo.

Em vez de substituir Wheatley diretamente, a Red Bull opta por uma reestruturação interna, com figuras chave a assumirem papéis ampliados à medida que a equipa se ajusta à mudança. Esta decisão faz parte de uma estratégia mais ampla para garantir continuidade e recompensar a lealdade entre o seu pessoal sénior, apesar de um ano de saídas de alto perfil, incluindo o lendário designer Adrian Newey e rumores de tensões internas alimentadas pelo pai de Max Verstappen, Jos Verstappen.

Lambiase para Liderar Operações Ampliadas

Uma das promoções mais notáveis é a de Gianpiero Lambiase, o engenheiro de corrida de longa data de Max Verstappen. Lambiase continuará no seu papel como engenheiro de pista de Verstappen, mas agora assumirá responsabilidades mais amplas como Chefe de Corrida. As suas novas funções incluirão supervisionar a equipa de corrida, os departamentos de património e construção de carros, bem como estratégia e regulamentos desportivos. Lambiase, que faz parte da Red Bull há nove anos, é visto como um ativo vital para o sucesso futuro da equipa, e esta promoção solidifica a sua posição dentro da organização.

Sem a saída de Wheatley, o futuro a longo prazo de Lambiase na Red Bull era incerto, mas a sua promoção reflete o compromisso renovado da Red Bull em manter pessoal chave como parte da sua estratégia a longo prazo.

Promoções Adicionais no Contexto da Mudança de Liderança da Red Bull

Além do papel alargado de Lambiase, outros membros seniores da equipa também foram promovidos. Steve Knowles, atualmente engenheiro sénior de estratégia de corrida na parede dos boxes, assumirá a responsabilidade por questões regulamentares com a FIA, reportando diretamente a Lambiase. A nova posição de Knowles, intitulada Chefe Interino de Desporto, fará com que ele gerencie a conformidade e o envolvimento da Red Bull com o órgão regulador da Fórmula 1.

Rich Wolverson, outro engenheiro sénior dentro da equipa, assumirá o cargo de Chefe de Operações da Equipa de Corrida, reportando diretamente a Lambiase também. Os esforços de Wolverson serão apoiados pelo mecânico chefe Phil Turner, que está prestes a ser promovido a Gestor de Operações da Fábrica da Equipa de Corrida.

Perspectivas para 2025

Apesar de um ano marcado por mudanças internas e desafios externos, a reorganização da Red Bull destaca um movimento estratégico para reforçar a sua estrutura interna. Os papéis alargados para pessoal chave como Lambiase e as promoções de Knowles, Wolverson e Turner demonstram o foco da equipa em aproveitar o talento interno para manter a sua vantagem competitiva.

Wheatley, que esteve com a Red Bull durante alguns dos seus momentos mais definidores—incluindo os seus esforços de lobby durante o controverso Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021—deixa um legado significativo. Mas a liderança da Red Bull acredita que, com esta nova estrutura, a equipa permanecerá numa posição forte para o sucesso futuro.

À medida que a temporada de Fórmula 1 avança e a Red Bull ambiciona mais títulos, a nova hierarquia da equipa será posta à prova na sua busca por uma dominância sustentada no desporto.