
Ollie Bearman, uma figura bem respeitada no mundo das corridas de Fórmula 1, recentemente destacou as significativas modificações que o campeão de F1 por sete vezes, Lewis Hamilton, implementou no volante da sua Ferrari. Esta marca uma mudança radical para Hamilton, que anteriormente passou 12 anos na Mercedes antes de mergulhar nas águas inexploradas da Ferrari.
A transição de Hamilton para a Ferrari tem sido tudo menos tranquila, com o campeão a admitir abertamente as diferenças marcantes entre os seus veículos anteriores e o atual. Hamilton sublinhou a disparidade nos mecanismos de direção, nas configurações dos botões e no software entre os dois carros. Ele reconheceu os desafios de se adaptar a um carro construído de forma bastante diferente do que estava habituado ao longo dos anos.
Durante o dia inaugural dos testes de pré-temporada no Bahrain, observadores atentos puderam ver os meticulosos ajustes de Hamilton à configuração dos botões do volante da Ferrari. Esta tinkering reflete os esforços de Hamilton para moldar a mecânica do carro às suas preferências, demonstrando a sua abordagem prática ao novo carro.
Bearman, um piloto da Haas com um profundo entendimento das complexas dinâmicas da Ferrari, expressou a sua fascinação pelas alterações técnicas de Hamilton. O seu olhar atento detectou as grandes remodelações de Hamilton no volante, um testemunho da sua paixão e conhecimento profundos pelo desporto.
De acordo com Bearman, o volante da Mercedes de Hamilton tinha o botão DRS posicionado onde se encontra o botão de neutro da Ferrari. Esta mudança, acredita Bearman, é um movimento astuto de Hamilton para simplificar as operações do carro. Uma comparação entre os designs recentes dos volantes da Ferrari e da Mercedes sustenta as observações de Bearman, com diferenças posicionais evidentes em alguns dos botões chave.
Bearman sugeriu que ter o botão de neutro onde Hamilton costumava alcançar instintivamente o DRS no seu carro antigo poderia ser potencialmente desafiador para o campeão. Consequentemente, Hamilton foi visto a fazer alterações vitais nesta área do volante durante as suas voltas em Sakhir na quarta-feira. Estas alterações incluíram a renomeação do botão de neutro, como evidenciado por filmagens a bordo da sessão de Hamilton.
Curiosamente, Hamilton parecia ativar o DRS usando um botão logo acima do seu polegar esquerdo durante as suas voltas rápidas. No entanto, entende-se que existe uma opção alternativa de usar um interruptor situado atrás do volante. É uma prática comum os pilotos personalizarem os seus volantes ao seu gosto, enfatizando ainda mais a relação pessoal entre um piloto e o seu veículo.
Refletindo sobre a sua própria experiência ao mudar para a Haas, Bearman apontou a importância de se ajustar a novos métodos em comparação com o que um piloto está habituado. Ele observou que, após uma década com o mesmo carro, os pilotos inevitavelmente desenvolvem hábitos específicos.
A curiosidade de Bearman foi despertada pelas alterações que Hamilton fez ao volante, uma vez que sabia que Hamilton inevitavelmente faria algumas modificações. Esta fascinação pelas alterações de Hamilton é um testemunho do amor ‘nerd’ de Bearman pelas complexidades técnicas do desporto. As suas observações servem como um olhar perspicaz sobre os processos meticulosos que os pilotos de F1 realizam ao transitar entre equipas e carros.