Ainda não há data certa, mas até 11 de março irá, de certeza, realizar-se a 11ª edição do Capítulo Perfeito, a prova que reúne os maiores especialistas mundiais em ondas tubulares e que vai acontecer pela sétima vez na praia de Carcavelos (Cascais) – houve ainda mais duas em Supertubos, em Peniche (2012 e 2013) e outras duas na Praia do Norte, na Nazaré (2016 e 2017/2018). 

O Capítulo Perfeito pretende acontecer no melhor dia de surf do inverno português, com ondas grandes e tubulares, o ex-libris da modalidade. Aliás, nesta competição especial só os tubos (manobra-rainha do surf) são pontuados, não sendo considerada nenhuma outra manobra para o score dos competidores.

Os 16 surfistas que vão participar, nacionais e estrangeiros, só vão receber o alerta da prova 72 horas antes, após um acompanhamento e apreciação detalhados das previsões do mar e da atmosfera. Este ano, uma das novidades passa por incluir o Special Women Heat, que irá acontecer entre as meias-finais e a final do Capítulo Perfeito, contando com a presença de quatro surfistas portuguesas: Francisca Veselko, Mafalda Lopes, Yolanda Hopkins e Camila Cardoso.

Rui Costa, o criador e organizador da prova, falou com a SÁBADO e aponta o que se pode esperar da competição deste ano. Leia a entrevista na íntegra aqui