O vereador do Partido Socialista da Câmara Municipal do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, propôs a alteração da toponímia da Alameda das Antas para «Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa», de forma a «perpetuar a memória do homem que mais contribuiu para a grandeza do FC Porto e para a elevação do nome da cidade, num espaço emblemático para o clube e cidade», de acordo com a proposta que a Lusa teve acesso esta sexta-feira.

«A Alameda é um local profundamente simbólico e representativo do universo portista, mas também da obra física dos mandatos de Pinto da Costa», salientou ainda o socialista.

A par desta alteração, o PS propõe que o município expresse, mais uma vez, «o reconhecimento e homenagem» ao antigo presidente do FC Porto «pelo inestimável contributo para o desporto e para a projeção da cidade e região».

«O seu legado transcende o futebol, sendo uma figura incontornável da afirmação da cidade do Porto e da região Norte, representando valores de resiliência, ambição e identidade portuense, pelos quais também recebeu a Medalha de Honra da cidade», afirmou o PS.

A proposta vai ser apresentada na reunião pública do executivo, agendada para esta segunda-feira.

Pinto da Costa foi o dirigente mais antigo e titulado a nível mundial, depois de exercer funções durante 42 anos (1982-2024). Morreu no passado sábado, aos 87 anos de idade, vítima de doença prolongada.