Liam Lawson está prestes a juntar-se à Red Bull Racing, assumindo um dos lugares mais cobiçados da Fórmula 1—mas também um dos mais intimidantes. Fazer equipa com Max Verstappen, um talento geracional e tricampeão do mundo, apresenta uma oportunidade sem igual para Lawson, mas também um teste de fogo que já desestabilizou as carreiras de pilotos como Pierre Gasly, Alex Albon e Sergio Perez.

No cerne da dominância de Verstappen está a sua capacidade ímpar de extrair desempenho de carros projetados com margens extremamente finas para a estabilidade. Para Lawson, ter sucesso ao lado de Verstappen significará enfrentar um dos desafios mais difíceis do automobilismo.


Porque o Talento de Verstappen Muda o Jogo

A maestria de Verstappen em carros instáveis é uma característica definidora. Como Christian Horner explicou, Verstappen destaca-se na entrada inicial das curvas, onde muitos pilotos enfrentam dificuldades. A sua capacidade de gerir uma traseira “solta” permite-lhe levar os carros da Red Bull ao limite do seu potencial aerodinâmico.

  • Equilíbrio Aero: A filosofia de desenvolvimento da Red Bull frequentemente segue as preferências de Verstappen, criando carros com extremidades dianteiras altamente responsivas que geram eficiência máxima de downforce, mas que exigem uma habilidade excepcional para controlar.
  • Sensibilidade Extrema: O ex-colega de equipa Alex Albon comparou o controlo do carro de Verstappen ao uso de um rato de computador configurado para a máxima sensibilidade—qualquer hesitação ou correção excessiva pode arruinar uma volta, ou pior, enviar o carro para fora da pista.


O Lado Negativo do Design para um Único Talento

A filosofia de design da Red Bull não é intencionalmente ajustada para Verstappen, mas a sua capacidade de encontrar tempo de volta num carro altamente instável frequentemente guia as escolhas de desenvolvimento da equipa. Duas vezes nos últimos anos—2020 e 2024—esta abordagem levou a retornos decrescentes. À medida que Verstappen continuava a adaptar-se, os carros tornavam-se progressivamente mais difíceis de gerir para os colegas de equipa, expondo fraquezas no desempenho em outros aspetos.

  • Dificuldades de Sergio Perez: Em 2024, as performances de Perez diminuíram drasticamente após a Red Bull ter introduzido melhorias que deslocaram o equilíbrio aerodinâmico do carro para a frente. Enquanto Verstappen mantinha um alto nível de desempenho, as dificuldades de Perez destacavam a crescente instabilidade do carro.
  • O Ponto de Inflexão de Imola: A meio da temporada, a Red Bull percebeu que o seu caminho de desenvolvimento tornara o carro demasiado difícil até para Verstappen explorar de forma consistente. Os ajustes chegaram tarde demais para salvar a temporada de Perez, ilustrando ainda mais a linha ténue que a Red Bull percorre com a sua filosofia de design.


O Que Isto Significa para Lawson

Lawson impressionou na sua breve carreira na F1, mostrando adaptabilidade e confiança em cenários de alta pressão. Mas prosperar na Red Bull requer mais do que apenas talento—exige uma capacidade extraordinária de gerir a instabilidade e extrair tempo de volta dos carros à beira do controlo.

Para Lawson, os principais desafios incluirão:

  1. Adaptar-se às Características do Carro: Tal como os seus predecessores, Lawson terá de gerir um equilíbrio aerodinâmico inclinado para a frente que amplifica a instabilidade traseira na entrada das curvas.
  2. Evitar uma Espiral de Confiança: Como os anteriores pilotos da Red Bull descobriram, não conseguir acompanhar Verstappen pode levar a uma condução excessiva, acidentes e uma erosão adicional da confiança.


O Paradoxo Verstappen

A dinâmica de Verstappen cria um paradoxo para a Red Bull. A equipa desenvolve carros em direção aos limites de desempenho, muitas vezes ultrapassando o limiar de condução para todos, exceto para Verstappen. Isto cria uma situação em que os companheiros de equipa ficam a tentar recuperar, enquanto o talento de Verstappen mascara limitações de design subjacentes.

  • Desempenho Máximo vs. Conduzibilidade: A equipa técnica da Red Bull deve equilibrar a maximização do tempo de volta com a garantia de que o carro permanece manejável para ambos os pilotos. Exceder este equilíbrio arrisca deixar Lawson—ou qualquer colega de equipa—desamparado.
  • Um Desafio Aero Único: As regulamentações atuais, com pisos de efeito solo inclinados para a traseira e asas dianteiras de grandes dimensões, agravam a dificuldade de alcançar um carro equilibrado. A preferência de Verstappen por uma resposta rápida na frente acrescenta outra camada de complexidade.


Lições da História

Pilotos como Carlos Sainz e Daniel Ricciardo conseguiram competir com Verstappen no início da sua carreira, mas a Red Bull de hoje é uma máquina muito mais exigente. Enquanto Verstappen continua a adaptar-se a configurações extremas, Lawson deve provar a sua capacidade de fazer o mesmo—ou arriscar cair nas mesmas armadilhas que os seus predecessores.


O Caminho à Frente

Para Lawson, o desafio é claro: adaptar-se rapidamente, manter-se mentalmente resiliente e encontrar a sua própria forma de prosperar num carro desenhado para um dos maiores talentos da F1. O seu futuro na Red Bull pode depender de algo tão fundamental como a sua configuração neural—sua capacidade de “sentir” o carro da forma como Verstappen o faz.

Como Christian Horner afirmou, “Não é impossível competir com Max Verstappen como colega de equipa, mas provavelmente é o trabalho mais difícil na Fórmula 1.” Para Lawson, o sucesso exigirá tanto uma habilidade extraordinária como a força mental para suportar a referência de Verstappen. A oportunidade é imensa, mas os riscos também o são.