Não só o Vitória SC esteve em ação (e avançou) nesta noite europeia de Conference League. Vários portugueses, um pouco por toda a Europa, estiveram no centro das atenções e vários garantiram a continuidade na prova.

Além dos vitorianos, também o treinador português Gonçalo Feio e Rúben Vinagre - ficou de fora do jogo, devido a lesão - ajudaram o Legia Warszawa a garantir um lugar no top-8 da fase de Liga e, consequentemente, a qualificação direta para os oitavos de final, apesar da derrota por 3-1 na casa do Djurgarden. A estes juntou-se ainda o Cercle Brugge, do ex-Sporting Flávio Nazinho, que empatou por 1-1 com o Basaksehir, de Miguel Crespo - eliminado da Conference.

Contudo, o lote de portugueses ainda em prova pode não se ficar por aqui. É que as equipas classificadas entre o 9º e 24º lugar vão ainda disputar um play-off de acesso aos oitavos de final e também aí estarão intervenientes lusos em ação.

Entre esses estão o Panathinaikos, comandado por Rui Vitória, que recebeu e goleou o Dinamo Minsk por 4-0, com direito a um bis de Tetê - que ainda falhou um penálti, e o Real Betis, de Rui Silva e William Carvalho, que venceu o HJK, por 1-0, e o Jagiellonia Bialystok, de Nené, que empatou 0-0 com o Olimpija Ljubljana.

O sorteio do play-off de acesso aos oitavos de final está agendado para as 12 horas, de Portugal Continental, desta sexta-feira, 20 de dezembro, em Syon, na Suíça.