A seleção portuguesa de futsal, bicampeã europeia em título, derrotou esta quarta-feira a congénere da Holanda por 4-2, em jogo do Grupo 7 da fase de qualificação para o Europeu de 2026, disputado na Póvoa de Varzim.

A seleção lusa dominou o jogo no primeiro tempo e arranque do segundo, altura em que chegou aos 2-0, com golos de Tiago Brito (15') e Diogo Santos (22'), permitiu que os holandeses igualassem a dois, com tentos de Ouaddouh (27') e Ceyar (28'), mas Pany Varela respondeu logo de seguida, voltando a colocar Portugal na frente, aos 29', e Diogo Santos fechou a contagem, aos 40'.

Portugal, que venceu as duas últimas edições do Europeu de futsal, em 2018 e 2022, lidera o Grupo 7, com seis pontos, mais três do que a Holanda, segunda, enquanto Andorra e Macedónia do Norte ocupam os dois últimos lugares, com um ponto cada.

Os vencedores dos 10 grupos de qualificação garantem presença direta na fase final, juntando-se aos anfitriões Letónia e Lituânia, enquanto os oito melhores segundos colocados irão disputar um playoff para definir os últimos quatro apurados.

O próximo Europeu de futsal vai decorrer entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.