
Portugal defronta esta quinta-feira (17h00) a Roménia, na penúltima jornada de qualificação para o Europeu'2026, com três guarda-redes na ficha de jogo, tendo o selecionado Paulo Pereira prescindido do pivô do Marítimo, António Machado.
O capitão Gustavo Capdeville (Benfica), Diogo Valério (Marítimo) e Pedro Tonicher (Ciudad Encantada, de Espanha), chamado à última da hora, vão guardar as balizas dos Heróis do Mar, fazendo parte dos 16 eleitos para o jogo em Constanta, onde a Seleção tem 17 jogadores concentrados.
Dos 16 constam ainda os centrais André Sousa e André José (ambos do ABC), os pontas Pedro Oliveira (FC Porto), Gabriel Viana (TuS Ferndorf, Alemanha), José Ferreira (FC Porto) e Jenilson Monteiro (Limoges, França), os laterais Gabriel Cavalcanti (Benfica), Miguel Neves (Saint-Raphael, França), Gustavo Oliveira (Valladolid, Espanha), Joaquim Nazaré (Skjern, Dinamarca) e Diogo Silva (Kolding, Dinamarca) e os pivôs Ricardo Brandão (FC Porto) e Fábio Silva (Benfica).
Com uma equipa de recurso, muito jovem, o selecionador Paulo Pereira não tem de se preocupar para garantir o 1.º lugar no Grupo 8, de maneira a condicionar um sorteio mais favorável para o Europeu, entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro de 2026.
Isto porque a Polónia perdeu (31-33) na mesma série com Israel, nesta quinta-feira, deixando Portugal, líder com 7 pontos, numa condição muito favorável para suplantar qualquer cenário de desempate.
Os Heróis do Mar terão ainda um jogo frente a Israel, no domingo, para fechar as contas da série, tendo já garantido o apuramento para a prova que decorre na Dinamarca, Noruega e Suécia.
Resultados da penúltima jornada: Israel-Polónia, 33-31.
Classificação do Grupo 8: 1.º Portugal, 7 pontos (1 jogo a menos); 2.º Israel, 4; 3.º Polónia, 4; 4.º Roménia, 3 (1 jogo a menos).