Francesco Bagnaia foi o primeiro italiano a sagrar-se campeão do mundo de MotoGP depois de Valentino Rossi – conquistando os títulos de 2022 e 2023, além de lutar pelo deste ano até à última ronda.

O piloto da Ducati está ligado à VR46 Riders Academy, e muitos tinham a expectativa que fosse, de algum modo, o sucessor de Il Dottore – embora ninguém seja substituível, muito menos alguém como Rossi.

O veterano jornalista Guido Meda disse num documentário da Ducati sobre Bagnaia que considera o bicampeão de MotoGP como um dos maiores pilotos de sempre, observando que a responsabilidade foi grande:

Encontro-me a usar um paradoxo quando ponho o Pecco na história: eu classifico-o entre as maiores lendas, porque ele teve uma maior responsabilidade do que muitos outros – que foi a de preencher o vazio deixado por Valentino Rossi.

Guido Meda rematou: ‘Tendo contado a estória de tantos pilotos, coloco verdadeiramente o Pecco entre os melhores dos melhores por esta responsabilidade que ele se viu a levar e que honrou de forma brilhante’.