O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) subiu esta quarta-feira à liderança da Volta aos Emirados Árabes Unidos, depois de vencer a terceira etapa, naquela que foi a primeira vitória da temporada do campeão do mundo.

Ao terceiro dia de competição, o vencedor da Volta a Itália e Volta a França em 2024 somou o primeiro triunfo, com um ataque a cerca de 200 metros da meta, coincidente com uma contagem de montanha de primeira categoria, em Jebel Jais, 181 quilómetros após a partida em Ras al Khaimah.

Após a UAE Emirates ter controlado praticamente toda a tirada, Pogacar atacou nos metros finais, sem que ninguém conseguisse responder, vencendo em 4:36.04 horas, o mesmo tempo do britânico Oscar Onley (Picnic PostNL) e do austríaco Félix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), segundo e terceiro, respetivamente.

Na geral, Pogacar tem 18 segundos de avanço sobre o britânico Joshua Tarling (INEOS), anterior líder, e 23 sobre o espanhol Pablo Castrillo (Movistar), que subiu ao terceiro lugar.

Na quinta-feira corre-se a quarta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, com uma ligação de 181 quilómetros entre Fujairah Qidfa Beach e Umm al Quwain, num percurso propício a uma chegada ao sprint.