
O olímpico português Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de prata na prova de K1 5.000 metros da primeira etapa da Taça do Mundo de canoagem, em Szeged, na Hungria, o segundo pódio de Portugal na competição.
Na última final da prova magiar, Pimenta esteve sempre no grupo da frente e acabou em segundo lugar (21.38,91 minutos), atrás do norueguês Jon Vold, mais rápido 10,30 segundos do que o canoísta do Benfica, que ficou à frente do húngaro Balint Noe, que completou o pódio.
Pimenta ainda recuperou de um contratempo na chegada a uma portagem, perto dos 14 minutos de prova, mas segurou-se na frente, acabando por se superiorizar no sprint pelo segundo lugar, depois de Vold se isolar desde cedo rumo à vitória.
Na mesma final, João Ribeiro acabou por ‘virar’, na saída de uma portagem (troço feito a pé, até os canoístas voltarem ao barco), à passagem dos 7.40 minutos, e terminou em 14.º lugar a final.
Na véspera, Messias Baptista arrancou ouro em K1 200 metros, após o recurso ao photo finish, num dia em que Fernando Pimenta foi 9.º lugar em K1 1.000 metros, estando a competir adoentado.
Hoje, decisão de K2 500 metros, Messias Baptista não conseguiu voltar ao pódio, e foi quinto classificado, a par de João Ribeiro.
Ainda em K2 500, Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, que tinham vencido a sua semifinal, acabaram a final A no oitavo lugar.
Antes, Beatriz Fernandes ficou à porta do pódio na final de C1 5.000 metros, acabando no quarto lugar, a 23 segundos do pódio, encimado pela húngara Zsofia Csorba (28.11,39 minutos) e Inês Penetra foi nona na final B de C1 200 metros.