Pedro Pichardo anunciou esta tarde a saída do Benfica alegando "divergências irreconciliáveis", que "inviabilizam a continuidade" nas águias. Por esse facto, acrescenta o triplista olímpico: "Decidi deixar de ser atleta do clube, conforme comuniquei hoje mesmo à entidade".

Num breve comunicado, o luso-cubano deixa entender que a saída da Luz não é de todo pacífica. "O assunto está a ser levado às instâncias competentes", refere, deixando contudo uma palavra dos adeptos.

"Quero agradecer publicamente aos adeptos do Sport Lisboa e Benfica, aos meus patrocinadores, à Federação Portuguesa de Atletismo, ao Comité Olímpico de Portugal e à Câmara Municipal de Setúbal pelo apoio incondicional ao longo destes anos, sem os quais não seria possível atingir os objetivos".

As relações entre o Benfica e o triplista olímpico agravaram-se nos últimos anos, e há muito que o atleta pretendia deixar o clube. 

Em entrevista ao nosso jornal, no final de 2023, Pedro Pichardo não deixou nada por dizer em relação ao Benfica, visando sobretudo Ana Oliveira, diretora do atletismo do clube e do Projeto Olímpico. Nessa altura manifestou o desejo de deixar o Benfica, mas a "bem", o que parece não ter acontecido.

Pedro Pichardo foi campeão olímpico do triplo salto em Tóquio'2020, sendo que em Paris'2024 conquistou a medalha de prata.

No regresso dos Jogos de Paris, Pichardo voltou a abordar o tema Benfica com os jornalistas, tendo confessado ter solicitado uma reunião com o presidente das águias, Rui Costa.