
O momento vivido por Pepa no Sport Recife não é de muita tranquilidade. A equipa está no último lugar na classificação do Brasileirão, com apenas 1 ponto em cinco jogos disputados. Mas nas três primeiras jornadas, os pernambucanos foram muito prejudicados por erros de arbitragem nos jogos com o São Paulo, Palmeiras e Vasco - erros estes que foram admitidos pela CBF e que levaram, inclusivamente, com punição aos árbitros. Nos dois primeiros, foram assinalados penáltis inexistentes, e no segundo houve uma falta clara do jogador do Vasco sobre um defensor do Sport que a arbitragem deixou passar.
AAlém de tudo isso, o Sport estava já há três anos na Série B e Pepa quando chegou no mês de outubro de 2024, conseguiu ajudar a equipa a voltar à elite do futebol brasileiro. Já neste início de ano, conquistou o campeonato pernambucano (ao bater o Retrô nos penáltis), avançou para os 'quartos' da Copa do Nordeste e, na Copa do Brasil, foi eliminado nos penáltis, ainda na primeira fase, pelo Operário de Várzea Grande.
Apesar de resultados menos bons no Brasileirão, o ambiente que se vive dentro do clube ainda é de apoio ao técnico. A direção não tem em mente, para já, uma mudança no comando técnico. Mesmo com as derrotas seguidas no Brasileirão, a opinião é de que a equipa tem apresentado um bom desempenho em campo. Existe a confiança no elenco e na capacidade de recuperação, onde o grupo está fechado com Pepa. Este bom ambiente do treinador com os jogadores foi a base para a chegada ao plantel dos portugueses João Silva, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência.
De resto, o presidente do clube enviou uma carta aos conselheiros do clube, onde diz estar insatisfeito com o momento e que realizou reuniões com o técnico e os jogadores. Segundo a missiva, revelada pelo Globoesporte, Yuri Romão disse que não há problemas de relacionamento interno e abordou ainda os tais erros de arbitragem.
O Sport Recife volta a campo no sábado quando estará enfrentando o Fortaleza na Ilha do Retiro.
A carta enviada pelo presidente do Sport Recife aos conselheiros e que o GloboEsporte teve acesso diz o seguinte:
"Caros amigos do Conselho;
Me dirijo a vocês hoje com o intuito de trazer a transparência necessária que o momento exige.
Além presidente do Sport Club do Recife, é importante lembrar que sou um torcedor apaixonado pelo nosso Leão. Quem me conhece sabe que não sou omisso, que não tenho problemas em tomar decisões. Até pela minha origem sertaneja, gosto de "partir para cima" dos problemas para resolvê-los.
Assim como cada um de vocês, estou insatisfeito com o momento que atravessamos na Série A do Campeonato Brasileiro.
O desempenho recente em campo, além dos erros de arbitragens que nos custaram valiosos pontos, ainda não traduziu tudo aquilo que o atual elenco pode nos oferecer e o que se exige para um clube da grandeza do Sport.
No entanto, quero deixar claro que essa insatisfação não combina com inércia. Pelo contrário, nos últimos dias, eu e o nosso VP de Futebol, Guilherme Falcão, além de nosso Diretor Executivo, André Figueiredo, realizamos uma série de reuniões com o técnico Pepa e com vários atletas do elenco. Nessas conversas, apresentamos de forma clara os pontos que nos preocupam e fomos prontamente compreendidos.
Há, por parte de todos no departamento, começando por mim, passando pela diretoria e terminando na comissão técnica e nos jogadores, um reconhecimento do que se precisa melhorar, e a vontade de se fazer mais e melhor.
Destaco que ouvimos de todos um compromisso genuíno de virar essa página. As respostas que recebemos do grupo nos dá confiança de que há, de fato, o comprometimento, há entrega, profissionalismo, e há um senso de urgência compartilhado. Isso é bom. Mostra o quanto todos nós estamos bastante incomodados. Não há acomodação.
Quero também assegurar a vocês que não existe qualquer tipo de problema de relacionamento no elenco. O ambiente entre os jogadores, e entre eles e a comissão técnica, é saudável e respeitoso. Extremamente harmonioso. O grupo está fechado, buscando virar essa chave. Isso nos dá tranquilidade em saber que todos estão remando para o mesmo lado, com foco e união.
Seguimos atentos, vigilantes e atuantes, porque o Sport é maior que qualquer momento difícil. Contamos com o apoio e a confiança de todos vocês para, juntos, superarmos essa fase adversa e recolocarmos o nosso futebol no caminho das vitórias.
Saudações rubro-negras!!"