O Lusitano de Évora causou uma das grandes surpresas da quarta eliminatória da Taça de Portugal ao eliminar o Aves SAD (3-2). Após o apito final, o treinador dos alentejanos, Pedro Russiano, revelou o que disse aos jogadores antes da partida: Sabiamos que o Aves SAD era uma equipa mais forte, com um treinador com mais de 200 jogos na Liga e por isso disse aos meus jogadores que teriamos que estar unidos, sermos iguais ou superiores na raça e no querer e fortes fisicamente, nomeadamente nos duelos.»
«Em termos estratégicos trabalhámos muito e bem, soubemos defender muito bem, o adversário fez-nos dois golos através de bolas paradas, mas depois voltámos a estar muito fortes nas saídas rápidas, explorámos muito bem esses momentos do jogo e acho que a vitória é inteiramente justa. Na primeira parte fomos claramente superiores, na segunda eles entraram fortes, disse aos meus jogadores para aguentarmos os primeiros 15 minutos, mas houve um momento crucial, quando aconteceu a expulsão do jogador deles. A partir daí voltámos a controlar o jogo, com cabeça e acabámos por fazer o terceiro e vencer, mas também sabiamos que se eles voltassem a marcar colocavam o jogo num alvoroço, e foi o que aconteceu, mas a vitória é um justo prémio para nós», concluiu.
Também o presidente, Pedro Caldeira, reagiu à vitória histórica: «Mais uma grande vitória do Lusitano de Évora, dentro e fora do campo. Dentro do campo os nossos jogadores e a nossa equipa técnica voltaram a demonstrar toda a sua qualidade e, tão importante como a vitória é ver a nossa equipa a jogar olhos nos olhos com qualquer adversário. Não jogámos atrás, só a defender. Batemo-nos com todas as equipas, jogamos futebol e entusiasmamos os nossos sócios e adeptos.»
«Por isso, a moldura humana que hoje voltamos a ter aqui é sinal de que estamos a fazer regressar a mística lusitanista, o amor e a paixão pelo clube e pelo futebol, porque aqui não estavam só sócios e adeptos do Lusitano, estavam de outros clubes, eborenses e alentejanos. Somos uns dignos representantes da nossa cidade e da nossa região nestes patamares do futebol português atualmente, é também por eles que estamos felizes», disse.