
Pedro Proença já tomou posse esta segunda-feira como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Líder da FPF discursou.
Pedro Proença já tomou posse como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol e subiu ao palco para discursar. O antigo líder da Liga Portugal vai dirigir o organismo no quadriénio 2024-2028 e sucede assim a Fernando Gomes, que assumiu a FPF mais de uma década.
Pedro Proença deixou uma mensagem aos agentes do futebol e falou sobre o crescimento do Braga a desafiar a “lógica tripartida” do Benfica, FC Porto e Sporting:
«Viramos hoje a página e temos uma equipa para implementar. A primeira palavra é para todos os agentes do futebol. Que a vossa disputa seja exclusivamente em campo e que não se falhe ao país. Não sou eu que tem a responsabilidade única de virar a página. De mim, de nós, podem esperar exigência neste compromisso. Foi esse o compromisso que assumiram comigo. O futebol é um jogo de equipa. Benfica, FC Porto e Sporting são os nossos clubes maiores, mas o Braga já desafia a lógica tripartida e outros se seguem».
Pedro Proença abordou ainda centralização dos direitos:
Portugal é, o sexto melhor país, em pontos nas competições de clubes. São factos. Faltam três anos para a concretização da centralização dos direitos audiovisuais. Um salto pelo qual tanto lutámos. Agradeço a presença de tantos dirigentes e todos sabemos da importância deste momento para a nossa competitividade. Nem um passo atrás. É uma realidade sempre adiada. Em campo, todos os anos, só ganha um. Creio que chegou o tempo de mudar a página».
Pedro Proença tomou posse na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol em Oeiras. A cerimónia estava marcada para o dia 18 de fevereiro, porém foi adiada devido às cerimónias fúnebres do ex-presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos.