
Pedro Lencart obteve o seu melhor resultado no Pro Golf Tour desde janeiro do ano passado, repetindo o 6.º lugar que já então alcançara, curiosamente também num torneio no Egito.
O ex-bicampeão nacional de profissionais registou o seu sétimo top-10 de carreira nesta terceira divisão do golfe profissional europeu, ao empatar no 6.º posto do Ain Bay Red Sea Open, o sétimo torneio da época no Pro Golf Tour.
A prova de 30 mil euros em prémios monetários realizou-se nos percursos B e C do Golf Club Ain Sokhna, no Suez, um clube de boas memórias para o golfe português, uma vez que Tiago Cruz conquistou ali um título em 2013 e o próprio Pedro Lencart também foi o melhor num evento em 2023.
Neste Ain Bay Red Sea Open de 2025, Pedro Lencart, o único português a participar, totalizou 203 pancadas, 13 abaixo do Par, após voltas de 68, 66 e 69, o mesmo resultado final do eslovaco Jakub Hrinda e do francês David Guyot.
Cada um dos 6.º classificados recebeu um prémio de 1.083,33 euros, o que, no caso do português residente no Algarve, proporcionou-lhe uma subida de 20 lugares na Ordem de Mérito, sendo o atual 34.º.
Pedro Lencart é o único português cotado no ranking deste circuito germânico, mas no próximo torneio, o Haugschlag NO Open by perfect eagle, na Áustria, já terá a companhia de Hugo Camelo e Vasco Alves.
Essa prova de 30 mil euros, de 29 de abril a 1 de maio, terá como palco o Golfresort Haugschlag. Será o segundo torneio do ano na Europa, depois de duas etapas na Turquia, uma na Hungria e quatro no Egito.
O Pro Golf Tour qualifica os cinco primeiros na Ordem de Mérito de final da época para o HotelPlanner Tour (antigo Challenge Tour), a segunda divisão europeia. Esse é o grande objetivo de Pedro Lencart.
Para já, houve sete campeões diferentes nos sete primeiros torneios e o n.º1 do ranking é o neerlandês Lars van der Vight.
O francês Clément Guichard ascendeu ao 3.º posto, depois de conquistar hoje (terça-feira) este Ain Bay Red Sea Open.
Foi o seu segundo título de carreira no Pro Golf Tour (tal como Pedro Lencart, também ganhou uma prova em 2023), mas este teve um sabor especial, "por ter sido a primeira vez" que triunfou "num play-off", no qual derrotou o alemão Timo Vahlenkamp, graças a um birdie.
Os dois jogadores tinham empatado após as três voltas regulamentares, com 196 pancadas, 20 abaixo do Par, o francês com voltas de 63, 65 e 68, e o germânico com rondas de 65, 64 e 67. O campeão, Guichard, embolsou 5 mil euros, enquanto o vice-campeão, Vahlenkamp, arrecadou 3 mil euros.
Nestes primeiros sete torneios do Pro Golf Tour de 2025, Pedro Lencart falhou quatro cuts e nos restantes três foi 34.º, 11.º e agora 6.º. Vasco Alves, Hugo Camelo e Alexandre Abreu falharam o cut nos dois torneios que jogaram. Mas há ainda dez torneios pela frente, pelo que tudo ainda é possível para qualquer um dos portugueses.